30 Dias de Noite

Onde assistir
"30 Dias de Noite": uma noite de horror no Ártico

Habitantes dos cantos escuros da internet…
…Sejam bem-vindos a mais uma interminável noite, aqui, no Quadro por Quadro.

No extremo do Hemisfério Norte, o vilarejo de Barrow, no Alasca, tem um mês inteiro de escuridão. Vampiros famintos chegam para se alimentarem. Diante da ameaça, o policial Eben, sua esposa e um grupo de moradores fazem de tudo para sobreviver.

Baseado em uma HQ escrita por Steve Niles e com arte de Ben Templesmith, o filme 30 Dias de Noite conta a história da cidade de Barrow, no Alaska, onde anualmente, durante o ápice do inverno, permanece cerca de 30 dias mergulhada na mais profunda escuridão.

A maioria dos moradores acaba partindo para o sul, a fim de fugir da tensão e isolamento que é acarretado pela longa noite, e como é de praxe, o vilarejo todo se organiza, as autoridades até listam as pessoas que ficam e que vão embora nessa época. E é nesse cenário de isolamento, com um número reduzido de pessoas, e recursos contados, que os habitantes se preparam para passar o próximo mês.

“Esse gelo no clima, é a morte se aproximando”.
No primeiro ato, após apresentar os personagens principais dentre os “mocinhos”, além de todo o contexto no qual a história está inserida, as coisas começam a dar errado sistematicamente, quando um forasteiro (Ben Foster) chega de maneira sorrateira na cidade. As residências são invadidas, os rádios e celulares são furtados e destruídos, e o sistema de comunicação é derrubado, tornando uma cidade exilada pela neve e clima frio, totalmente isolada do mundo exterior. O sujeito, possivelmente louco, arruma confusão em um bar, sendo detido pelo policial Eben Oleson, e após isso, começa a anunciar que “o fim está próximo”, e que “eles estão vindo”.
Assim, com toda armadilha preparada, surgem os algozes que orquestraram todo o terror que estará por vim, os seres da noite liderados pelo vampiro chamado Marlow (Danny Huston), um ser totalmente inescrupuloso e maléfico, que só tem uma intenção, se alimentar de toda a aterrorizada cidade de Barrow.

Sem comunicação, nem eletricidade, cercados por seres sanguinários e sem ver o céu pelos próximos 30 dias, os sobreviventes são guiados pelo policial Eben (Josh Hartnett) e pela bombeira Stella Oleson (Melissa George) em busca de um refúgio seguro em que possam aguardar a luz do sol a brilhar mais uma vez.

Dois personagens interessantes que valem a pena serem citados são o problemático Beau Brower (Mark Boone Jr), que muitos veem com um pária, e o assistente de Eben, Billy Kitka (Manu Bennett). Ambos os personagens são vistos de maneiras particulares no início da história, demonstrando sua real natureza no decorrer do filme.

Porque você deveria assistir esse filme no mês do Halloween?

O terror em suas mais variadas formas cresce ao longo da obra, saindo de um suspense psicológico, passando pelo slasher e splatter, com vampiros e muito sangue, ambientado em um contexto de isolamento total de “30 dias de noite”, em uma cidade devastada, sem acesso a aquecimento, energia elétrica ou comunicação, desenrolando vários conflitos internos e entre os diferentes personagens, transformando o filme em um ótimo exemplar de terror de sobrevivência.

Outra característica bastante importante é a coragem da história em matar os personagens, ninguém está a salvo. Além disso, fica clara a necessidade em sobreviver, fazendo com que os personagens tomem atitudes menos “heróicas” do ponto de vista arquetípico.

Ou seja, é um filme que mescla um pouco de muitas vertentes do horror, trazendo até o espectador um ótimo entretenimento para Outubro, e especialmente, para a noite de Halloween.

Algumas curiosidades:

  • A direção é de David Slade (Menina Má.com), com roteiro da dupla original de criação Steve Niles e Ben Templesmith, com adição de Stuart Beattie e Brian Nelson. E a produção fica por conta do notório Sam Raimi (Evil Dead, Homem-Aranha e Arraste-me para o Inferno) que cogitou dirigir o projeto no início, porém, acabou assumindo a produção.
  • David Slade antes de se tornar conhecido como diretor de séries e longa-metragens, atuava no âmbito publicitário, dirigindo comerciais e videoclipes.
  • Na música alguns de seus clientes são: System of a Down, Stone Temple Pilots, The Killers, Aphex Twin, Muse, Tori Amos, e AFI.
  • A novelização do filme também foi lançada em 2007. Se tornando o primeiro de seis romances escritos baseados na obra.
  • Duas minisséries produzidas para a TV a cabo (Fearnet) foram lançadas em 2007 e 2008, Blood Trails e Dust to Dust, respectivamente.
  • Uma sequência “direto para DVD” foi lançada em 2010, chamada 30 Dias de Noite 2: Dias Sombrios, porém, apesar de não contar com o cast original de alguns personagens, a produção se aproxima mais da história presente nos quadrinhos.

Seja sozinho ou acompanhado, tenha um ótimo filme!

Você também pode gostar...