A Garota de Fogo

31.03.2016 │ 08:28

31.03.2016 │ 08:28

Não procure por comportamentos humanos em A Garota de Fogo. Você não irá encontrá-los. E esse é o ponto alto do filme do diretor Carlos Vermut, de Diamond Flash. Trata-se de uma dramédia de humor negro que faz com que nos apeguemos aos seus personagens falhos e cheios de problemas.
01AGarotadeFogo
Na trama, Alicia (Lucia Pollan) é uma garota de 12 anos que, por ter leucemia, leva uma vida bastante regrada e cheia de idas e vindas ao hospital. Seu pai, Luis (Luis Bermejo), faz tudo que pode por ela. Um dia, ao olhar em seu diário, o pai descobre que um dos desejos da garota é ter um vestido exclusivo de uma personagem de anime japonês, que custa quase 7 mil euros. Decidido a presenteá-la, Luis busca algum meio de obter a quantia. A oportunidade surge quando é ajudado por uma mulher problemática, Bárbara (Barbara Lennie), que está sozinha em seu apartamento.
O filme não é para todo tipo de público, obviamente, e nem tenta sê-lo. Para a maioria dos personagens do filme, suas motivações são claras. Mas é em Bárbara que o diretor encontra a sua personagem mais selvagem, por assim dizer. Ela é como uma femme fatale desorientada, catalisadora dos derradeiros acontecimentos do longa.
02AGarotadeFogo
Vermut chegou ao cinema sendo um ilustrador de quadrinhos e, embora traga com ele um forte senso visual, não permite que o estilo lhe roube a cena. Através do olhar do diretor, A Garota de Fogo torna-se um exercício cuidadosamente calculado de subversão de gênero cinematográfico, colocando nossos achismos com relação aos personagens sempre em cheque.
Ele usa de uma estratégia interessante: faz com que, sem nos darmos conta, mudemos o foco de atenção de Luis para Bárbara. Por vezes gostamos dele, por vezes dela. E nossos sentimentos vão evoluindo à medida que os personagens vão fazendo escolhas que os colocam em situações cada vez mais complicadas. Mas aí entra Alicia, a filha de Luis, uma figura que complica toda a equação em meio a uma fábula irreverente e mais cruel do que imaginamos inicialmente.
03AGarotadeFogo
O diretor começa o longa com um truque de mágica e vai usar da magia do cinema para te deixar sem fôlego ao fim da projeção, tentando entender que truque foi esse.
Nota:

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Garota Sombria Caminha pela Noite
    17.12.2015
  • Leia mais
    Planeta dos Macacos - A Origem
    27.08.2011
  • Leia mais
    Perdido em Marte
    01.10.2015
Quadro por Quadro