E chegou a noite mais celebrada por nerds do terror, como eu e você, caro leitor: hoje é Halloween! E pra celebrar, À Meia Noite Levarei sua Alma muahahahahaha (leia pensando na risada mais maquiavélica possível 😈).
Aproveitei a data para celebrarmos o grande gênio do terror brasileiro, o seu Zé do Caixão! Quando criança, eu morria de medo daquele cara de capa, barba e unhas longas – inclusive, quando nossas unhas estavam um pouco mais longas, minha mãe costumava dizer que íamos ficar como ele. E uma das cenas mais aterrorizantes pra mim, que cresci católica (apesar de hoje ser ateia de primeira ordem) e atormentada pelas benevolências de um deos super carrasco, era ver o Zé do Caixão comendo carne enquanto a procissão de sexta-feira santa passava. Na minha cabeça, aquilo era terrível e o cara estava condenado ao inferno. Mas hoje me divirto com esses temores irracionais que a religião costuma impor em seu rebanho.
Voltando ao Zé, ou melhor, o José Mojica Marins, ele é praticamente o criador do filme de terror no Brasil, e sua primeira obra foi À Meia Noite Levarei sua Alma. Sem grana e querendo chocar mesmo, ele criou um filme que é um pouco indigesto até hoje, principalmente pela violência. Na história, ele é Zé do Caixão, um coveiro que quer encontrar a mulher perfeita para gerar seu filho… e vai simplesmente exterminar quem ficar em seu caminho 🔪
Fora a violência, especialmente contra mulheres, que não consigo nem tolerar no filme, a ironia com a qual ele trata os ritos religiosos, a crendice popular e tudo mais de absurdo que você possa imaginar, principalmente em um Brasil super católico na década de 1960, quando o filme foi feito, é deliciosa. Me representa. Medo de alma penada? Muahahahaha! Medo de andar sozinho à noite em pleno dia de finados? Muahahahaha! Medo de comer carne em plena sexta-feira santa? Muahahahaha! Ah, Zé do Caixão, você é o melhor 😈
Então aproveita que hoje é Halloween e fecha esse mês glorioso celebrando o pai do terror brasileiro, o grande José Mojica Marins, Zé do Caixão, Coffin Joe, como 3le é conhecido fora do Brasil, assistindo sua grande obra-prima, À Meia Noite Levarei sua Alma. Como comentei, o filme tem algumas cenas super desnecessárias, mas damos um desconto por conta de quando ele foi feito. Mas no geral, ele é incrível. Perfeito pra noite de hoje.