Alien 3

Onde assistir
"Alien 3": Promessas quebradas e o declínio de uma franquia icônica

Alien 3 é um dos filmes mais controversos da franquia Alien, sendo amplamente criticado por sua execução e por ter frustrado as expectativas dos fãs. Após o sucesso dos dois primeiros filmes, dirigidos por Ridley Scott e James Cameron, respectivamente, muitos aguardavam ansiosos pelo terceiro capítulo da saga de Ripley. Infelizmente, o longa não conseguiu cumprir as promessas feitas e acabou marcando o início de um declínio na qualidade da série.

O filme começa com um golpe devastador para os fãs: a morte de Newt e Hicks, personagens queridos que sobreviveram ao inferno de Aliens, o Resgate. Essa decisão não só anulou o arco emocional construído no segundo filme, como também alienou os espectadores logo nos primeiros minutos. A ideia de matar esses personagens de forma tão abrupta e sem sentido foi um “tapa na cara” dos fãs e prejudicou profundamente o desenvolvimento de Ripley.

Dirigido por David Fincher, que na época ainda era um novato em Hollywood, Alien 3 sofreu com uma produção tumultuada e inúmeras interferências dos estúdios. O resultado final é um filme que parece não ter uma direção clara e que, apesar de algumas boas ideias, falha em capturar a essência dos anteriores. Fincher, posteriormente, tentou distanciar-se do projeto, indicando o quanto sua visão foi comprometida durante a produção.

O cenário do filme é uma colônia penal de segurança máxima, onde Ripley é forçada a enfrentar o alienígena sem o auxílio de armas de fogo, uma vez que não existem armamentos no local. Essa escolha poderia ter sido interessante, mas a execução deixou a desejar. A trama se arrasta, e a falta de desenvolvimento dos personagens torna difícil para o público se importar com os prisioneiros que são, em sua maioria, apenas iscas para o alienígena do título.

Apesar de suas falhas, Alien 3 tem seus méritos, principalmente no que diz respeito ao elenco. Sigourney Weaver, como sempre, entrega uma performance sólida como Ripley, embora a personagem tenha sido consideravelmente enfraquecida pelo roteiro. Charles Dance e Charles S. Dutton também se destacam em seus papéis, trazendo um pouco de profundidade e interesse para um filme que, de outra forma, seria monótono.

Visualmente, o filme mantém a estética sombria e opressiva da franquia, com a criatura alienígena ainda aterrorizante e eficaz. No entanto, o design da criatura, embora bom, não é suficiente para compensar a falta de tensão e a sensação de déjà vu. A trilha sonora de Elliot Goldenthal é decepcionante, não conseguindo capturar a atmosfera que Jerry Goldsmith e James Horner estabeleceram nos filmes anteriores.

Em retrospecto, Alien 3 é um filme que poderia ter sido muito mais. Sua recepção negativa não foi apenas uma reação exagerada dos fãs; o filme realmente tem problemas substanciais que comprometem sua qualidade. Ele falhou em avançar a história de maneira significativa e acabou prejudicando a franquia como um todo. Embora o tempo tenha suavizado um pouco a amargura inicial, Alien 3 permanece um ponto baixo na série, um lembrete de como as expectativas podem ser facilmente destruídas por uma execução equivocada.

Em última análise, Alien 3 é um exemplo de como decisões erradas e interferências externas podem minar um projeto promissor. É uma pena que, após os triunfos de Alien, o Oitavo Passageiro e Aliens, o Resgate, a série tenha sofrido um golpe tão severo. Mesmo assim, Alien 3 ainda tem seu lugar na história da franquia, servindo como um aviso do que pode acontecer quando uma visão criativa não é respeitada e apoiada.

Conheça os demais filmes da franquia

Clique nos pôsteres para ler nossa crítica sobre o título.

ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO
(1979)

ALIENS, O RESGATE
(1986)

ALIEN 3
(1992)

ALIEN: A RESSURREIÇÃO
(1997)

ALIEN VS. PREDADOR
(2004)

ALIEN VS. PREDADOR 2
(2007)

PROMETHEUS
(2012)

ALIEN: COVENANT
(2017)

ALIEN: ROMULUS
(2024)

ALIEN: EARTH
(2025)