Alien, o Oitavo Passageiro

Onde assistir
“Alien, o Oitavo Passageiro”, uma experiência incrível e claustrofóbica no espaço

O ano era 1979 e Ridley Scott nos presenteava com o que em alguns anos se tornaria uma das melhores franquias de terror/ficção científica de todos os tempos conquistando o coração de uma legião de fãs, assim como a desconhecida (na época) Sigourney Weaver que seria eternizada como Ripley, mesmo fazendo dezenas de outros projetos e achando ela uma atriz incrível, sempre lembro da Ripley, sempre lembro do Alien e da sensação que o filme causou na época.

O filme conta com um grande elenco: além da Sigourney, temos Tom Skerritt, John Hurt, Veronica Cartwright, Harry Dean Staton, Ian Holm e Yaphet Hotto. As atuações no filme colaboraram imensamente para todo o clima de tensão que rolou.

A história do filme é bem interessante, mas sem assistir trailer ou ler a sinopse (eu gosto muito de fazer isso porque aí tudo é surpresa e tem vários trailers cheios de spoilers) você embarca na nave espacial Nostromo junto com nossos heróis ou vítimas hehehe sem ter a menor ideia do que vai acontecer e é assim que o filme começa. A primeira hora de filme é uma preparação incrível para os 50 minutos finais, tudo vai acontecendo na medida certa, a apresentação dos personagens, sua missão e os imprevistos que sempre acontecem. Mas é tudo na medida certa e você nem percebe o tempo passando, porém fica com aquela sensação estranha e se perguntando “o que vai dar errado?”.

Nesse momento o filme se divide entre a preparação do terreno e a ação/terror/desespero que estávamos esperando, em uma das cenas mais icônicas de todos os tempos e que jamais será esquecida por quem viu o filme somos apresentados ao nosso querido Alien. É a primeira vez que ele aparece, pequeno, ágil e extremamente violento. A partir desse momento o “gato e rato” espacial começa, a nave que era enorme fica pequena, mais nenhum canto é seguro, a tensão só aumenta, as mortes começam e você ainda não faz ideia do que está enfrentando. Sabe que é um alienígena, mas não conhece nada sobre ele, não sabe onde ele está e as mortes continuam.

As perseguições pelos corredores da Nostromo são sensacionais, os ângulos ficaram perfeitos e você se sente fugindo junto com os personagens, só não sabe do que está fugindo porque o suspense em mostrar a criatura foi perfeito, seguraram até o momento necessário e quando o Alien aparece pela primeira vez já em toda a sua plenitude é tão lindo e ali naquele exato momento você tem certeza “já era, acabou, vai todo mundo morrer”. O desespero toma conta dos personagens e não tinha como ser diferente.

Os efeitos são perfeitos em todas as cenas, o filme é de 1979 e humilha muito filme feito hoje, viu!? A equipe toda está de parabéns, todas as criaturas que aparecem, as naves, o planeta, absolutamente tudo no filme é incrível.

Em meio a perseguições e mortes, o filme ainda nos presenteia com uma bela reviravolta que pegou praticamente todo mundo de surpresa, tanto a revelação de quem era um determinado personagem, ninguém sabia na época que ele era isso, quanto o motivo da viagem, ou seja, tudo que já era incrível ficou ainda melhor até chegar no belo final.

Curiosidades:

Alien, o Oitavo Passageiro (1979) ganhou mais três sequências: Aliens, O Resgate (1986), Alien³ (1992) e Alien: A Ressureição (1997), e eu gosto muito da franquia toda e a história era essa, perfeita. Mas chegou a moda do prequel, em inglês, ou prequela, em português (que eu acho uma palavra horrorosa, então eu sempre falo “como tudo começou”), e em 2012 retomaram a história com o filme Prometheus, que na época virou piada “Prometheus, mas não cumprius” (é horrível eu sei, mas não consigo evitar) e cinco anos após seu lançamento teve mais uma produção abordando a história, Alien: Covenant (2017), caso não tenha assistido nenhum ainda (o que eu acho bem difícil), aqui está a ordem cronológica da história para poder assistir todos na sequência:

  1. Prometheus (2012) – filme se passa entre os anos 2091/2094.
  2. Alien: Covenant (2104) – cerca de 10 anos após Prometheus, por volta de 2104. (esse filme era para ter sido uma trilogia e ela toda aconteceria antes do primeiro filme do Alien, o de 79, mas como a produção foi um fracasso parou por aqui mesmo).
  3. Alien, o Oitavo Passageiro (1979) – 2122 cerca de 18 anos após os eventos de Alien: Covenant.
  4. Aliens, O Resgate (1986) – 2179, cerca de 57 anos após o primeiro filme.
  5. Alien³ (1992) – continuação direta de Aliens, O Resgate, se passa no mesmo ano dando continuidade aos eventos do filme anterior e queria encerrar por aqui, mas veio mais um filme (oba, eu gosto tá rs)
  6. Alien: A Ressurreição (1997) – Aqui a viagem é forte, tenha a mente aberta, a gente já estava no futuro mesmo então agora vamos mais para o futuro ainda, 200 anos após Alien³, agora estamos em 2379 e o bicho pega, é estranho, tem cenas lindas, bizarras, icônicas e um excelente elenco.

E aí já viu algum? Já viu todos? Gosta mais de qual? Revi o primeiro para comentar e agora quero rever todos hehehe.

Você também pode gostar...