Antonia

11.06.2016 │ 14:22

11.06.2016 │ 14:22

Uma das maiores oportunidades deste Festival Olhar de Cinema é justamente poder se render a um novo olhar da sétima arte. Estamos tão habituados à perspectiva usual comercial, com fórmulas e clichês, que é um deleite ver um filme mais reflexivo, calmo, porém impactante.
antonia_1
Antonia Pozzi (Linda Caridi) foi uma poetisa italiana de família rica que viveu na sociedade milanesa nos anos 30. Sua personalidade tímida, introspectiva, porém simpática e amável a levou a escrever poesia com paixão e tristeza tocantes. Ela inicia o filme apaixonada, dançando pela sala, sonhando com uma vida diferente, melhor. Mas seu amado é apenas um professor que recebe uma dura lição de seu pai na tentativa de pedir sua mão em casamento: ridiculariza-o, fazendo com que o pretendente saia dali sem nem se despedir.
antonia_2
Tonia, de alma hipersensível, continua a escrever, e vamos acompanhando a evolução de suas palavras e suas construções, ao mesmo tempo que vemos sua primeira tentativa de suicídio. A vida segue e Tonia continua presa a sua melancolia, sempre com um sorriso pronto para assegurar aos outros um estado razoável.
antonia_3
A Itália representa um papel fundamental nessa narrativa plácida, em meio a paisagens deslumbrantes nas cidades de Milão e Pasturo que ajudam a situar o estado mental e emocional de Tonia, à medida que explora sua sexualidade com amigos e amigas, sempre com uma sensação levemente amarga de recuperação de um coração despedaçado. Preciso dizer que é difícil não se apaixonar pelos belíssimos cenários bucólicos do filme, as montanhas, os campos verdejantes, jardins que conservam um aspecto selvagem dentro de sua delicadeza, assim como Tonia.
antonia_6
Nem todo filme é uma busca de significados, uma resolução clara, um meio para um fim. Antonia é o tipo de filme contemplativo, que expõe a vida para presenciarmos junto com a personagem. Testemunhamos seus momentos mais doces e melífluos, assim como seus momentos mais tristes e melancólicos, e nos sentimos parte desse sentimento, dessa experiência vivida, das desilusões sofridas, de uma morte anunciada. Não deixe de assistir este filme incrível sobre uma grande mulher que não foi reconhecida a tempo por sua maestria.
Nota:

[wpdevart_youtube]ouRm3eA1cJ8[/wpdevart_youtube]
Varilux

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Cinquenta Tons de Liberdade
    09.02.2018
  • Leia mais
    Orange Is The New Black - 5ª Temporada
    13.06.2017
  • Leia mais
    Interestelar
    06.11.2014
Quadro por Quadro