Antonia

Onde assistir

Uma das maiores oportunidades deste Festival Olhar de Cinema é justamente poder se render a um novo olhar da sétima arte. Estamos tão habituados à perspectiva usual comercial, com fórmulas e clichês, que é um deleite ver um filme mais reflexivo, calmo, porém impactante.

Antonia Pozzi (Linda Caridi) foi uma poetisa italiana de família rica que viveu na sociedade milanesa nos anos 30. Sua personalidade tímida, introspectiva, porém simpática e amável a levou a escrever poesia com paixão e tristeza tocantes. Ela inicia o filme apaixonada, dançando pela sala, sonhando com uma vida diferente, melhor. Mas seu amado é apenas um professor que recebe uma dura lição de seu pai na tentativa de pedir sua mão em casamento: ridiculariza-o, fazendo com que o pretendente saia dali sem nem se despedir.

Tonia, de alma hipersensível, continua a escrever, e vamos acompanhando a evolução de suas palavras e suas construções, ao mesmo tempo que vemos sua primeira tentativa de suicídio. A vida segue e Tonia continua presa a sua melancolia, sempre com um sorriso pronto para assegurar aos outros um estado razoável.

A Itália representa um papel fundamental nessa narrativa plácida, em meio a paisagens deslumbrantes nas cidades de Milão e Pasturo que ajudam a situar o estado mental e emocional de Tonia, à medida que explora sua sexualidade com amigos e amigas, sempre com uma sensação levemente amarga de recuperação de um coração despedaçado. Preciso dizer que é difícil não se apaixonar pelos belíssimos cenários bucólicos do filme, as montanhas, os campos verdejantes, jardins que conservam um aspecto selvagem dentro de sua delicadeza, assim como Tonia.

Nem todo filme é uma busca de significados, uma resolução clara, um meio para um fim. “Antonia” é o tipo de filme contemplativo, que expõe a vida para presenciarmos junto com a personagem. Testemunhamos seus momentos mais doces e melífluos, assim como seus momentos mais tristes e melancólicos, e nos sentimos parte desse sentimento, dessa experiência vivida, das desilusões sofridas, de uma morte anunciada. Não deixe de assistir este filme incrível sobre uma grande mulher que não foi reconhecida a tempo por sua maestria.

Você também pode gostar...