Bons Companheiros

Onde assistir
“Bons Companheiros” é o retrato do humor ingênuo da China moderna

Luo (Jackie Chan) é um dublê velho e aposentado que tenta ganhar a vida ao lado do seu cavalo. Cheio de dívidas e sem conseguir honrar seus compromissos, Luo é chantageado por bandidos e empresários, que tentam tomar seu cavalo. Sem saber o que fazer, o dublê procura a ajuda da filha que não vê há mais de 6 anos. Entre brigas e confusões, Luo e o seu amado cavalo acabam virando sensação da internet. É a oportunidade perfeita para sair das dívidas e recomeçar novamente, mesmo sentindo o peso da idade.

UM FILME DO DIDI OU DO JACKIE CHAN?

Aqui no Brasil temos filmes de comédia que misturam artes circenses. Esses filmes fizeram muito sucesso nos anos 1980 e 1990, todos produzidos pelos trapalhões. Nessa época, o brasileiro se divertia bastante com esse tipo de humor, mais ingênuo e simples. Desde que importamos o fenômeno do Stand Up americano, o brasileiro começou a apreciar piadas mais ácidas e sarcásticas. É provável que Bons Companheiros seja o retrato da comédia que faz sucesso na China, o que deixou de ser interessante por aqui já tem um tempo. Acredito que no Brasil o público possa achar o filme bobo ou infantil demais, já que faltam piadas típicas dos humoristas da internet.

HUMOR UNIVERSAL OU PROPAGANDA CHINESA?

Bons Companheiros é uma homenagem a todos os dublês e artistas marciais que ajudaram a construir o cinema chinês nos últimos 100 anos. Ele foi filmado e produzido em Hong Kong, um dos maiores centros capitalistas da nova China. O filme é repleto de clichês. Na realidade, já assistimos Bons Companheiros através de uma centena de outros filmes. É um clichê atrás do outro. Isso faz com que o filme se torne palatável a um maior número de culturas ocidentalizadas. Os valores familiares, profissionais e sociais presentes no filme não são diferentes dos nossos. Através dele podemos ver uma China rica, moderna, tecnológica e CAPITALISTA, totalmente diferente do que muitos acreditam que ela seja.

JACKIE CHAN É O CHINÊS QUE TODO MUNDO RECONHECE

Jackie Chan foi uma escolha perfeita para o filme, já que ele mesmo começou sua carreira como dublê. O filme em si é quase uma metalinguagem do cinema de ação chinês. Chan é homenageado e nós de alguma forma somos tocados com uma sensação familiar. A maioria aqui, de um jeito ou de outro, já teve contato com algum filme ou desenho protagonizado por ele. Então fica mais fácil receber a mensagem que o filme quer passar.

QUAL É A MENSAGEM QUE O FILME QUER PASSAR?

O filme é uma homenagem aos dublês, então podemos dizer que a mensagem é essa. Mas a propaganda progressista chinesa é bem maior. Bons Companheiros nos mostra a todo momento que o que acontece em São Paulo, Nova York ou Paris, também acontece na China. Eles querem nos dizer que estão integrados com o mundo. Esse discurso é muito importante, porque ajuda a apagar discursos ruins decorrente do passado comunista. E como todos sabem, no Brasil e no mundo, a palavra comunista é associada a coisas ruins.

VALE A PENA IR AOS CINEMAS PARA VER BONS COMPANHEIROS?

Eu não sou o público-alvo. Minha opinião aqui é baseada puramente em meus gostos pessoais. Eu amaria o filme se eu vivesse nos anos 1990 ou fizesse parte do público infantojuvenil. Pais com crianças pequenas podem levar seus filhos sem medo, desde que vocês encontrem sessões dubladas. Por ser um filme cheio de clichê, a linguagem é universal, e a história é para papai, neném, vovó e titia. Todos os valores familiares são respeitados. Se o filme fosse um produto ele seria um McLanche Feliz. Faz sucesso para quem gosta.

Você também pode gostar...