Caracas

Onde assistir
"Caracas": Uma jornada de identidade e contradições em uma Napoli sombria

Caracas é um filme que facilmente pode ser comparada a um ótimo livro: nos transporta para uma história que envolve da primeira até a última página, com o adicional de podermos testemunhar a trama ganhando vida na tela.

Quando o famoso escritor Giordano Fonte (Toni Servillo) retorna para sua cidade Natal, está determinado a parar de escrever, tamanha é sua descrença e falta de objetivo, mas a vida parece ter outros planos. O acaso faz com o que ele conheça Caracas (Marco D’Amore), um homem igualmente atormentado por uma severa crise de identidade, porém, com um viés muito mais político, pois Caracas é um membro da comunidade neonazista ao mesmo tempo em que deseja se converter ao islamismo. Quando se dá conta, Giordano está envolvido em uma história que mistura ficção e realidade, repleta de personagens tão intensos quando cada uma de suas crenças. À medida que a trama se desenrola, vemos um livro ser eternizado, Caracas encontrar seu caminho a duras penas e vida de todos ao redor deles mudar.

Prepare-se para entrar uma Napoli desconhecida do público. É nos becos e vielas menos glamurosos possíveis desta cidade italiana que um enredo extremamente encorpado toma forma enquanto nos conduz por momentos do presente e do passado.

Caracas não é apenas um filme sobre identidade e transformação, é também um mergulho nos delírios humanos, em que os personagens enfrentam dilemas que passam tanto por suas rotinas pessoais quanto refletem questões sociais amplas e perturbadoras. A relação entre Giordano e Caracas vai além da simples amizade ou curiosidade, é um encontro hora entre amigos hora entre inimigos de opostas e as marcas que cada uma delas carrega. Esse jogo entre os personagens, que se apoiam e não se suportam, faz o ritmo do filme nos manter ligados em cada detalhe e no fim procurar por um sentido em meio aos temas e ideologias que não necessariamente está lá para ser encontrado.

Através de ótimas performances, com destaque para o trio de personagens principais vivido por Toni Servillo, Marco D’Amore (que também dirigiu o filme) e Lina Camelia Lumbroso, Caracas compõem um longa que é poético, violento e acima de tudo, apaixonado.

Você também pode gostar...