Filhos de Brega

Onde assistir
“Filhos de Brega”: uma comédia belga sem limites

Filhos de Brega (Fils de Plouc no original francês) é um filme de comédia belga sobre dois irmãos sem noção, Isachar e Zabulon (Harpo Guilt e Maxi Delmelle), que também são os roteiristas e diretores do filme juntos com o irmão Lenny. Altamente recomendado como um dos piores filmes do ano, baseado nas aventuras desses dois homens de vinte e poucos anos que mais parecem com crianças de oito.

Eles vivem em Bruxelas com a sua mãe Cachemire (Claire Bodson) que trabalha como prostituta e mais um cãozinho chamado January Jack. Após uma cena bizarra de abertura, eles vão ao mercado a pedido da mãe e estupidamente perdem o cachorro, devendo então encontrá-lo em até 24h para não serem chutados para fora de casa.

O filme deixa claro que a qualidade de filmagem não é prioridade em uma atmosfera de baixo orçamento e baixo nível também, que muitas vezes se perde na tentativa de ofender o espectador pois as piadas são mais nojentas do que engraçadas. Eles adoram andar por aí causando em Bruxelas, recordando de uma forma menos carismática a memorável dupla da MTV Beavis & Butt-head em alguns aspectos. Os anti-heróis se encontram em situações insanas como por exemplo em uma cena vulgar no início do filme em que estão brigando com um funcionário de um mercado e então um deles abaixa as calças e peida na cara do homem.

Outra coisa que não tem graça nenhuma é o fato deles estarem sempre com fome, ao ponto de pedirem uma arma emprestada de um amigo para caçar pombos para comer. Ainda tem uma cena muito perturbadora onde eles só têm permissão para entrar em uma festa de swing com a presença de um pet, não perguntem por quê.

Talvez a cena onde cheguei mais perto de soltar uma risada foi quando os irmãos encenam um vídeo clipe e não me surpreendo em pensar que a cena foi planejada e coreografada. Mas talvez o mais chocante de todo filme seja a presença do consagrado ator Mathieu Amalric interpretando o pai dos irmãos sem noção. Me fez sentir muito por ele.

Concluindo, Filhos de Brega nada mais é que um junk movie de pouca inspiração e com cenas desagradáveis que talvez agrade fãs de Jacksass ou algumas pessoas nostálgicas por filmes de comédia do início dos anos 2000. Não existe nenhuma razão que me faça recomendar esse filme, nem como uma possível futura comédia cult underground. São 70 minutos de piadas sem graça mais ofensivas que cômicas, tentando dar um tom de humor Looney Tunes, como se os personagens tivessem saído de uma história em quadrinhos ou de um desenho animado. Em algumas partes parece um episódio de sitcom mal feito e como um todo até mesmo um projeto escolar.