Butch e Sundance cavalgam novamente! Reunidos com George Roy Hill, o diretor do histórico filme de 1969, os atores Paul Newman e Robert Redford provaram que sua química na tela ia muito além da demonstrada em Butch Cassidy
Golpe de Mestre adota o tom lúdico e quase cômico de Butch Cassidy. No geral, porém, esta é uma trama mais otimista – ela explora um longo golpe planejado e executado por dois vigaristas da era da Grande Depressão. Henry Gondorff (Newman) e Johnny Hooker (Robert Redford), e uma equipe montada por eles.
Ao desenvolver Golpe de Mestre, Hill determinou que queria que o filme não apenas se passasse em 1936, mas que tivesse a mesma sensação de um filme da época. Ele começou usando o logotipo “antigo” da Universal, instruiu seus figurinistas e cenógrafos a copiar modelos de filmes dos anos 1930 e empregou cartões de título que imitavam a aparência das ilustrações do Saturday Evening Post.
Para a trilha sonora, familiarizado com escolhas musicais estranhas em Butch Cassidy, Hill estava disposto a seguir uma direção não convencional aqui. Essa se provou uma escolha bem-sucedida – não apenas a trilha sonora foi um dos aspectos mais comentados do longa, mas também contribuiu para o ressurgimento da popularidade do seu compositor na década de 1970.
Embora aspectos de Golpe de Mestre tenham sido baseados nas façanhas de vários vigaristas reais, este é um tipo de filme de trapaça bem hollywoodiano, com uma grande reviravolta no final. A surpresa do último ato é incorporada tão suavemente ao roteiro que mesmo aqueles que estão esperando algo podem não estar preparados para o que realmente acontece.
Um dos maiores concorrentes da cerimônia do Oscar de 1974, o filme não apenas levou o prêmio de Melhor Filme, mas também conquistou outros seis prêmios, incluindo Melhor Direção e Melhor Música. Redford foi indicado na categoria Melhor Ator (Newman, porém, foi preterido). Ele não venceu e esta foi a única vez em sua longa e célebre carreira que recebeu uma indicação como ator.
Em muitos filmes de assalto, acabamos torcendo pelos criminosos, e aqui não é uma exceção. Os vigaristas são apresentados como homens íntegros com um código de honra, mas que ganham dinheiro se aproveitando da ganância dos outros. Tudo isso contribui para a sensação otimista proporcionada pela resolução que agrada ao público. Golpe de Mestre representa um dos filmes mais populares e amados a ganhar o prêmio de Melhor Filme na segunda metade do século XX e um exemplo de entretenimento de qualidade.