Alfonso Cuarón criou uma experiência cinematográfica que ultrapassa as fronteiras de um simples filme. Em Gravidade, ele utiliza a tecnologia 3D de forma magistral, transformando-a em um elemento que adiciona profundidade e intensidade à narrativa. Para quem deseja se sentir realmente no espaço, esta é uma das poucas produções que conseguem transmitir a vastidão do universo e a sensação de solidão e vulnerabilidade que ele evoca. Assistir em 3D é fundamental para sentir o efeito imersivo desejado por Cuarón, embora o impacto também seja forte em outras formatos.
Logo nos primeiros minutos, Cuarón surpreende com um plano-sequência brilhante, que captura o ambiente do espaço de forma hipnotizante. Na tela, acompanhamos os astronautas Ryan Stone (Sandra Bullock) e Matt Kowalski (George Clooney) em uma missão de reparo no telescópio Hubble. A paz é abruptamente interrompida quando detritos atingem o telescópio, lançando Ryan ao vazio do espaço. Esse momento de caos é ainda mais impressionante pela escolha do diretor de mostrar o ponto de vista da personagem, gerando uma sensação de desorientação que transmite perfeitamente o pavor da situação.
A narrativa do filme é centrada na luta pela sobrevivência de Ryan após a separação de seu parceiro Kowalski, o que coloca Sandra Bullock no foco absoluto. Sua personagem precisa enfrentar desafios inimagináveis com um único objetivo em mente: voltar para a Terra. Esta é uma história de superação física e emocional, onde o ambiente inóspito do espaço cria um cenário que testa a resistência humana ao extremo. A tensão é constante, e os desafios enfrentados por Ryan fazem com que a plateia experimente cada situação de quase morte ao lado dela.
O nível de tensão em Gravidade é elevado ao máximo, especialmente com a série de obstáculos que Ryan encontra em seu caminho. Cada novo problema parece mais impossível que o anterior, criando um suspense que raramente se vê em outros filmes. O espaço se torna um personagem cruel e impiedoso, revelando o quão pequeno e frágil o ser humano é quando exposto a uma força tão indiferente e brutal. Esta abordagem realista e desoladora faz lembrar a precisão de Apollo 13, com a diferença de que aqui a luta pela sobrevivência é fictícia, mas não menos envolvente.
Sandra Bullock entrega uma atuação impressionante, a melhor de sua carreira, exibindo uma gama de emoções que vão do medo e desespero à determinação. Grande parte de sua performance se apoia na expressividade de seu rosto, já que há poucas falas e interações. Ela carrega o filme sozinha, sem o apoio de outros personagens físicos ao seu lado por boa parte do tempo, lembrando o desempenho de Tom Hanks em Náufrago, mas com a diferença de que a ameaça de morte é constante.
George Clooney, apesar de seu papel menor, traz um alívio momentâneo ao início da trama com seu charme característico. Sua presença não dura muito, mas seu papel é fundamental para o desenvolvimento da protagonista. É uma adição interessante ao elenco, e a voz de Ed Harris como Controle da Missão é uma escolha que remete ao clássico Apollo 13.
O verdadeiro coadjuvante de Gravidade, no entanto, é o espaço em si. A visão que Cuarón oferece é diferente da imagem colorida e vibrante de filmes como Star Wars; aqui, o espaço é silencioso, desolador e imenso. A Terra vista de longe se transforma em um lugar abstrato e intocável, sem fronteiras visíveis, apenas um planeta imenso que destaca ainda mais a insignificância de quem tenta retornar a ele. Essa construção cênica se torna um personagem crucial, complementando o drama humano.
A simplicidade do enredo lembra filmes como Lunar, de Duncan Jones, que também aborda a solidão no espaço, mas com um foco mais introspectivo. Gravidade vai além ao utilizar os avanços tecnológicos para intensificar essa sensação de isolamento. As belíssimas cenas espaciais e os efeitos em 3D acrescentam um aspecto quase visceral à experiência, fazendo deste um filme completo e visualmente único.
A recomendação é clara: Gravidade deve ser visto em um cinema, preferencialmente em 3D, para absorver toda a grandiosidade e o impacto visual que Cuarón planejou. Esta é uma experiência única, que, embora funcione em uma tela menor, certamente perde parte de seu impacto longe do ambiente cinematográfico.