Hora do Massacre

Onde assistir
Habitantes dos cantos escuros da internet, sejam todos muito bem-vindos a uma interminável noite de perseguição e sobrevivência com data marcada, estão todos prontos para quando chegar a "Hora do Massacre"?

“Um grupo de jovens ativistas invadem sorrateiramente uma loja de departamentos na intenção de viralizarem um protesto a favor dos animais e meio ambiente. No entanto tudo dá errado quando se deparam com os seguranças noturnos, e uma caçada incessante se inicia.”

Com a intenção de criar uma espécie de protesto viral na internet, contra uma rede de departamentos nada amigável ambientalmente, um grupo de jovens ativistas resolvem permanecer dentro da loja “House Idea” a noite após o fechamento, e assim filmar o vandalismo e sua mensagem contra a morte de animais. Ainda que tenham planejado totalmente suas ações, eles não contavam com o fator animalesco presente dentro dos seres humanos, e ao se depararem com os seguranças noturnos, começam uma alucinante luta pela sobrevivência, pois sabem que a hora do massacre chegou.

“I don’t think you trust
In my self-righteous suicide
I cry when angels deserve to die”
– Chop Suey! – System of a Down

Hora do Massacre (Wake Up no original), é um filme com bastante potencial, mas, que não consegue definir verdadeiramente a sua natureza, transitando demais entre a ação e o terror slasher, tentando trazer um aspecto moderno, temas como ativismo ambiental e sobrevivencialismo, hipocrisia e verossimilhança, porém em uma fórmula já muito batida, sem evoluções visuais ou de conteúdo, fazendo com que tudo seja bem raso, “soando” como uma quase sátira.

Já se tratando dos personagens…

Os ativistas são formados por jovens militantes, aparentemente, altamente influenciados por um ponto de vista ambientalista radical, pró vida animal e meio-ambiente, porém, cada um apresenta motivações pessoais – sérias ou superficiais – que os levaram a fazer parte daquele grupo, sejam desde extravasar suas frustraçõe, a busca pela a descarga de adrenalina, e até mesmo, interesses amorosos. O que de certa maneira acenda a luz da hipocrisia dos personagens, que em meio a um sério cenário de invasão e vandalismo, continuam se comportando como os jovens idiotas que são, se alimentando com fast foods, promovendo disputas e competições descabidas, entre outras coisas. Infelizmente nem o roteiro ou as atuações realmente favorecem os personagens para que os espectadores se conectem com eles, sendo esse o real ponto negativo em relação aos ativistas.

A dupla de seguranças noturnos é composta pelo irmão mais velho, – que aparenta ser honesto, sério e preocupado com o seu irmão mais novo, mas, que também tem suas falhas – e logicamente, o irmão mais novo, – que aparenta ter algum comprometimento cognitivo, sem controle emocional algum, e é totalmente submerso em seu passatempo sobrevivencialista – que após uma certa confusão, fica por um fio em seu emprego.

Particularmente eu não gosto da “inversão de valores” de quando se coloca malfeitores como vítimas, e nem o sadismo de se pegar “torcendo para o vilão”, que foi o que eu consegui visualizar das opções que a obra deu para o espectador.

Ao mesmo tempo, essa análise é compreensível pela espécie de mensagem que o filme transmite, que está intimamente ligada ao tema “natureza”, de que, nela não existe certo ou errado, bem ou mal, e sim, apenas, a sobrevivência.

Seja o grupo ativista, seja o indivíduo sobrevivencialista, todos eles querem viver em harmonia com a natureza, ainda que cada um à sua maneira, e assim sobreviver.

“Nós somos todos animais, e vocês estão no meu território de caça!”Hora do Massacre

Hora do Massacre estreia 18 de Julho de 2024 no Brasil, por isso faça como o @quadroporquadro e assista a esse filme no cinema!

Você também pode gostar...