Incompatível com a Vida

Onde assistir
“Incompatível com A Vida” é um documentário brasileiro sobre a dor de perder um filho na gestação

Oi! Aqui está um resumo para você que tem pressa:

  1. O longa é um documentário vencedor do É TUDO VERDADE (2023).
  2. É dirigido pela jornalista e documentarista Eliza Capai.
  3. Incompatível com a Vida é um retrato da própria gestação de Eliza.
  4. O documentário é construído em cima de antíteses como vida e morte, gestação e aborto, amor e sofrimento.
  5. O filme é dedicado ao filho de Eliza que não pode nascer.

O documentário foi inicialmente planejado para registrar a gestação da própria diretora, Eliza Capai. Entretanto, Eliza descobriu que o feto possuía uma má formação “incompatível com a vida”. Tentando lidar com a dor, a diretora procurou outras mulheres que, assim como ela, também experimentaram o mesmo destino.

QUEM É ELIZA CAPAI?

Eliza é uma documentarista independente que trabalha com temáticas relacionadas a gênero e sociedade. Jornalista de formação (ECA/USP), Eliza também foi bolsista do OpenDocLab no MIT (Massachussets Institute of Technology). Ela dirigiu a primeira série de True Crime da Netflix, que conta a história de Elize Matsunaga, condenada por matar e esquartejar o marido. Em 2019 foi premiada pela Anistia Internacional pelo documentário Espero Tua (Re)Volta, que retratou protestos estudantis sob os olhares de 3 jovens.

UM RETRATO CRU E DOLOROSO SOBRE O PRÓPRIO ABORTO

São 92 minutos de uma poesia visual que consegue misturar sentimentos opostos de maneira exemplar. Incompatível com a Vida é forte e visceral. Não é uma obra que romantiza a dor e a gestação. Muitas mulheres vão encontrar em Eliza o mesmo sofrimento e amor interrompido que só uma mãe pode experimentar. O documentário possui cenas intensas que podem chocar algumas pessoas, principalmente as mais sensíveis.

Eliza Capai ao se expor conseguiu o que muitas mulheres desejam, mostrar ao mundo a dor que é interromper a própria gestação. E não só isso, Eliza relata o processo de escolher abortar ou esperar, onde o único resultado possível é o sofrimento.

Você também pode gostar...