“Po, o Kung Fu Panda, recebe um novo chamado, dessa vez, para se tornar o novo Líder Espiritual do Vale da Paz. E em meio à ameaça crescente de um novo vilão, ele precisa encontrar alguém à altura para lhe substituir como o Grande Dragão Guerreiro”.
Uma aventura em busca não só de um sucessor para Po, mas, também para se reencontrar e descobrir ainda mais sobre si mesmo. Isso é Kung Fu Panda 4.
O começo do filme revela um ataque a mineradores por um antigo vilão que já havia sido derrotado por Po, enquanto longe dali, o Kung Fu Panda continua fazendo o que sabe fazer de melhor, dar um “show de bolice”.
É revelado por Mestre Shifu, que Po será “promovido” a Líder Espiritual do Vale da Paz, e que é necessário que ele escolha o quanto antes, o seu substituto, ou seja, um novo Grande Dragão Guerreiro, o que causa uma confusão dentro de sua cabeça, o enchendo de preocupações em relação a sua identidade e ao seu futuro, já que Po acha que tudo o que ele é e sabe fazer é ser o Grande Dragão Guerreiro, o que o leva a procurar por respostas e orientação na meditação.
Além da notícia do ataque, também chega ao vale uma habilidosa raposa chamada Zhen que invade o templo para roubar, sendo impedida – por pouco – pelo nosso carismático herói.
O primeiro ato se encerra com o protagonista sabendo através de Zhen que por trás dos ataques está uma nova vilã, uma poderosa feiticeira “transmorfa” conhecida como A Camaleoa, e que a raposa saberia como encontrar ela. Assim os dois saem em busca dela, e Po aproveita para encarar como sua última aventura como o Grande Dragão Guerreiro.
Mas será que Po pode confiar cegamente em Zhen?
Em Kung Fu Panda 4 os guerreiros chamados de “Os Cinco Furiosos” não participam, já que estão em outras missões, no entanto, isso abriu uma oportunidade única para a participação de outros dois personagens pouco prováveis, os pais de Po, o ganso Sr. Ping e o panda gigante Li Shan, que formam uma dupla para salvar Po dos perigos de sua nova missão.
A dupla Po e Zhen viajam para localizar e derrotar a vilã A Camaleoa, e acabam se divertindo muito no processo, em uma aventura repleta de ação e momentos engraçados.
Não me leve a mal com os meus dois centavos abaixo, o filme é bom e divertido, apenas não está à altura dos anteriores. Apesar de ser um filme com certa expectativa, não surpreende como poderia.
Em alguns pontos, genérico e sem sal, tão pouco com um temperinho especial a mais, e precisando de mais criatividade e originalidade, Kung Fu Panda 4 dá uma tropeçada, e aquele “Show de bolice” do filme original, sempre presente nas sequências, fica apagado. Justo no episódio da franquia em que existe uma mudança drástica do que conhecemos por Kung Fu Panda, em termos de storytelling a obra “não chega lá”, no nível esperado de grandiosidade, sendo mediano no máximo.
Já em termos visuais Kung Fu Panda 4 não tem nada de mediano, e sim, bastante cativante. A produção é “em cima”, dando um show de efeitos visuais, o que ajuda a manter o interesse bem alto, fazendo o espectador grudar os olhos na tela.
A dublagem brasileira em si é muito boa, principalmente do Poe, feita por Lúcio Mauro Filho que encarna muito bem o carismático Panda, os demais já conhecidos personagens mantém a qualidade, e até mesmo a da nova co-protagonista, a raposa Zhen, interpretada por Danni Suzuki impressiona. No entanto, a adição dos chamados Star Talents é sempre um risco para as produções, já que trazem atores fora do dia-a-dia da dublagem na intenção de chamar a atenção pelo nome dos famosos. E ao meu ver, a escalação da atriz Taís Araújo para dublar a vilã “A Camaleoa” foi mal aproveitada por não combinar com a carga de vilania que se precisava transmitir, além de algumas outras características da personagem.
Observação Parental: É uma animação bastante engraçada, e tem camadas para públicos diferentes, no entanto não é recomendável que crianças assistam sozinhas sem a supervisão dos pais, já que contém violência, humor rude, e imagens que podem assustar.
Produzido pelos estúdios da DreamWorks Animation (Shrek, Madagascar, Megamente, Os Croods, Trolls) e distribuído pela Universal Pictures, Kung Fu Panda 4 é um filme em animação, de ação, artes marciais e comédia. O quarto em um franquia de sucesso que atravessa décadas divertindo e entretendo gerações.
Pensado inicialmente para ser um total de 6 filmes, Kung Fu Panda teve sua estreia nos cinemas em 2008, e atualmente já conta com 4 longa-metragens, 4 curta-metragens, três séries e um especial de fim de ano feito para TV, além de vários games, e estar presente em outras mídias. Sendo assim, acredito que veremos ainda mais da franquia nos próximos anos.
No original os dubladores dos personagens principais são:
- Po: Jack Black
- Zhen: Awkwafina
- Shifu: Dustin Hoffman
- A Camaleoa: Viola Davis
- Sr. Ping: James Hong
- Li Shan: Bryan Cranston
Os dubladores brasileiros dos personagens principais são:
- Po: Lúcio Mauro Filho
- Zhen: Danni Suzuki
- Shifu: Leonardo Camillo
- A Camaleoa: Taís Araújo
- Sr. Ping: Alexandre Maguolo
- Li Shan: Anderson Coutinho
Faça como o @QuadroPorQuadro e assista Kung Fu Panda 4 nos cinemas.