Labirinto de Mentiras

16.12.2015 │ 21:09

16.12.2015 │ 21:09

Na década de 1950, muitos cidadãos da Alemanha Ocidental ainda relutavam em reconhecer a verdade sobre o Holocausto. E a realidade é que muitos deles eram ex-nazistas e guardas de campos de concentração que estavam seguindo com suas vidas sem medo de repressão, como se nada do passado recente tivesse acontecido.
01LabirintodeMentiras
Dentro deste período de negação, um jovem promotor público, Johann Radmann (Alexander Fehling, de Bastardos Inglórios), está cansado de lidar com pequenos delitos de trânsito. Mas tudo começa a mudar quando o jornalista Thomas Gnielka (André Szymanski) aparece no tribunal em que ele trabalha, com documentos que parecem comprovar que um ex-guarda de Auschwitz agora leva a vida ensinando crianças inocentes.
Radman fica intrigado com a história, mas seus colegas dizem que ele deve ignorar o jornalista e desistir de uma infundada perseguição. Ele, é claro, não acata as advertências. E logo ele descobre que o Procurador-Geral Fritz Bauer (Gert Voss) não medirá esforços para apoiá-lo nas investigações em que ele se envolverá.
02LabirintodeMentiras
O problema? A maior parte dos ex-nazistas que permaneceram no país eram protegidos por estatutos ou por amizades com pessoas do alto escalão. Apenas acusações de assassinato é que podiam ser perseguidas. E é nesse emaranhado de provas e documentos que Radman nos conduz através do Labirinto do título.
Giulio Ricciarelli dirige Labirinto de Mentiras de maneira atraente, concentrando-se nas crises pessoais de Radmann durante a investigação, especialmente a percepção de que seu reverenciado pai era na verdade um membro do regime nacional-socialista.
03LabirintodeMentiras
O diretor italiano, que também co-escreveu o roteiro, retrata esse período crucial da evolução alemã, como um momento histórico em que o país confrontou o seu passado sem alarde de uma mera propaganda de fim de guerra.
Labirinto de Mentiras é um filme heróico, cheio de complexidade e delicadeza. Mas como todos sabemos, há quem ainda negue as atrocidades que são o cerne do problema retratado no filme.
Nota:

[wpdevart_youtube]mtypS70THbY[/wpdevart_youtube]

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    A Garota Ocidental - Entre o Coração e a Tradição
    25.06.2017
  • Leia mais
    Gloria
    03.02.2014
  • Leia mais
    Ender's Game - O Jogo do Exterminador
    21.12.2013
Quadro por Quadro