Mia

Onde assistir
"Mia": Um drama familiar sobre amor, violência psicológica e resiliência

Se há algo de bom nas tragédias, é o rastro que elas deixam atrás de si. Eles contêm as lições que orientam como evitá-las. Em Mia, o diretor Ivano De Matteo, que também participou da elaboração do roteiro do filme ao lado de Valentina Ferlan, faz ao mesmo tempo um alerta, um apelo e orienta o público através de uma história descomplicada, e carregada de detalhes imperdíveis.

Mia (Greta Gasbarri) e seus pais Sergio (Edoardo Leo) e Valeria (Milena Mancini), são um ótimo exemplo de família. Se amam, se ouvem, são felizes juntos, sabem pedir desculpas, impor limites e ao mesmo tempo respeitar a liberdade de cada um. Em determinado momento, a jovem se apaixona por um rapaz que costumava frequentar sua escola. Marco (Riccardo Mandolini), à primeira vista, parece um garoto normal, mas em pouco tempo, sua má influência tem efeitos trágicos na vida da família.

A primeira impressão que este longa deixa no público é o de ser profundamente empático. A conexão que ele propõe e atinge, chega fácil e se torna forte já nas primeiras cenas, quando vemos momentos que a família compartilha iguais aos que temos em nossas próprias casas. O mesmo, infelizmente, vale também para toda a sequência da história. A violência psicológica a qual inúmeras pessoas, não só adolescentes mais suscetíveis pela idade, já foram submetidos, e a concretização dos piores pesadelo de qualquer pai e mãe, que assistem alguém destruir o(a) filho(a) sem conseguir fazer nada a respeito.

Mas como falado no início, a tragédia deixa rastro, e a realidade dos atos maus que a trama relata servem como alerta. Lembrando que isso vale tanto para a maldade óbvia, que Marco pratica com Mia, mas também para a maldade mais “branda”, que normalmente vem disfarçada de cuidado, e justificada com amor. Atenção, carinho, cuidado, instinto de proteção, fica claro que quando esses sentimentos são colocados em práticas, eles tem o poder de serem maiores que as dificuldades e vontade de vingança, por mais que leve tempo e que as dificuldades não deem trégua.

Tudo isso é o que Mia nos oferece. Uma história forte, protagonizada por atuações incríveis que lançam luz em meio à nossa realidade fora da grande tela.

Você também pode gostar...