“Uma epidemia disseminada por baratas na cidade de Nova York está dizimando a vida das crianças, a cientista Susan Tyler (Mira Sorvino) desenvolve um inseto geneticamente modificado para eliminar a praga. No entanto, anos depois os insetos evoluem buscando destruir seu único predador: A Humanidade”.
Baseado em um conto do editor e escritor de ficção-científica Donald Allen Wollheim, estrelando Mira Sorvino, Jeremy Northam, Josh Brolin, Charles S. Dutton, Giancarlo Giannini e F. Murray Abraham, roteirizado e dirigido por Guillermo Del Toro, Mutação é uma obra imersiva, que nos envolve no horror da escuridão, da sobrevivência, do medo do desconhecido, e dos monstros sinistros que habitam os cantos escuros do subterrâneo.
A cidade de Nova York está aterrorizada por uma epidemia de uma doença chamada “Síndrome de Stricklet”, que está ceifando a vida das crianças de maneira intensa e voraz. Sem tempo, tratamento eficaz, cura ou vacina, o vice-diretor do Centro de Controle de Doenças, Dr. Peter Mann, recruta a entomologista Dra. Susan Tyler para que com seus conhecimentos específicos consiga encontrar uma forma efetiva de acabar com o problema que a infestação das baratas que disseminam a doença causa. Com isso em mente, a doutora Tyler, utilizando de engenharia genética, cria a “Raça Judas”, um tipo de inseto híbrido – e incapaz de se reproduzir – de Cupim e Louva-a-deus, que secretaria uma enzima que aceleraria o metabolismo das baratas, com o intuito de matá-las de fome antes que pudessem se alimentar.
O objetivo é alcançado com sucesso, no entanto, após três anos, quando tudo já estava caindo no esquecimento, coisas estranhas começam a acontecer novamente no subterrâneo de Nova York, chamando a atenção dos cientistas envolvidos anteriormente, que agora se deparam com uma ameaça ainda mais sinistra e mortal.
Que tal um pouquinho de Hype pra essa obra?
Guillermo del Toro é um dos grandes realizadores do horror moderno, responsável por filmes com histórias densas, fantasias de horror, e monstros com um “design” bastante próprio e característico, além disso, algumas de suas obras são: Cronos, A Espinha do Diabo, Blade II, Hellboy, Labirinto do Fauno, A Colina Escarlate, Círculo de Fogo, A Forma da Água, The Strain e Gabinete de Curiosidades – Este último disponível na NETFLIX.
Mira Sorvino é uma atriz bastante consistente, principalmente em produções de Drama, que teve uma ascensão meteórica nos anos 1990, sobretudo após receber ambos o Oscar e Globo de Ouro por melhor atriz coadjuvante por Poderosa Afrodite, e que vem até hoje atuando em diversas produções interessantes.
Ator anteriormente reconhecido por ser o irmão mais velho em Goonies, Josh Brolin retornou ao estrelato a partir da metade dos anos 2000 sobretudo com seu papel em Onde os Fracos Não Têm Vez, e interpretando no ponto alto da sua carreira o personagem Thanos nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel.
Para esta produção podemos trazer um pouco sobre o chamado “Vale da Estranheza” que é resumidamente uma teoria hipotética em que algo ou alguma coisa imita bem a aparência e/ou trejeitos humanos, mas, que não o sendo causa uma resposta emocional muitas vezes estranha e desconcertante no espectador.
Para finalizar, é um filme que divide opiniões, e que o próprio diretor, Del Toro, tem opiniões conflitantes sobre, já que não pode ter sua visão completamente concretizada no corte original, mas que, com o tempo, se consolidou como um clássico noventista, com bons atores, bem escrito, com uma direção original, e com uma estética fabulosa, que evoca medo, apreensão e um sentimento de claustrofobia bastante único e inerente à obra.
É um “Terror Evolutivo” – como eu gosto de chamar – que demonstra bem um ambiente controlado, com e por um ser que se aperfeiçoou pela necessidade de sobreviver às mais variadas intempéries, e assim derrotar com sagacidade seus piores inimigos, inclusive, os humanos, aos quais é capaz de imitar mimicamente.
Curiosidades:
- Doug Jones, ator, contorcionista e mímico, reconhecido por sua atuação em papéis de monstros que necessitam um toque especial a mais, interpreta “Long John”, o inseto evoluído que imita humanos.
- Guillermo del Toro não ficou muito feliz com o resultado final da produção, mas, futuramente, trabalhou para lançar um “Corte do Diretor” que o deixou bastante satisfeito. Portanto, se puder, procure assistir o “Director’s Cut” de Mutação.
- Apesar da bilheteria não ter alcançado o valor da produção, o filme original gerou uma franquia de “terror de ficção-científica” com mais dois filmes lançados direto para DVD, sendo Mutação 2 (2001) e Mutação 3 – O Sentinela (2003).
- O entomologista Thomas Eisner em homenagem a Mira Sorvino após descobrir um composto excretado como mecanismo de defesa do Besouro Mergulhador Reluzente, o nomeou de “Mirasorvone”
Até a data de publicação desta análise, 17/10/2023, o filme Mutação pode ser assistido nas plataformas de streaming Amazon Prime Video e Apple TV.