O Chamado

Onde assistir
“O Chamado” reacendeu a chama das maldições e marcou uma geração com o seu famoso “sete dias”

Esse foi um dos raros casos em que eu assisti primeiro a refilmagem e não fazia ideia que existia um original, só fui descobrir depois, inclusive fui no cinema assistir logo no lançamento desse de 2002 e o filme foi um sucesso enorme, só se falava dele na época. Um ou dois anos depois do lançamento chegou o DVD nas locadoras e nas lojas (metade das pessoas que estão lendo não devem saber o que é DVD ou locadora, né? rs Mas era algo bem legal, viu? rs) e o DVD chegou com um bônus incrível, era possível, no menu principal, assistir na íntegra o vídeo amaldiçoado que os personagens assistiam, isso foi uma sacada genial e causou pânico em algumas pessoas.

O filme é protagonizado por Naomi Watts que esteve muito bem, assim como seu filho David Dorfman (Aidan, moleque sinistro) e Martin Henderson. Os três são os que mais aparecem e dão conta do recado.

A história é bem interessante e muito bem desenvolvida, o ritmo do filme te prende logo no começo e os sustos estão aqui e ali para pegar os mais desavisados> O filme até tem um clima bem tenso, mas não se compara ao original japonês, de 1998, que é fantástico, mas daqui a pouco falo mais sobre isso.

Com começo, meio e fim bem definidos e com direito a uma bela surpresa indo na contramão dos filmes do gênero, O Chamado (refilmagem) faz bonito e cumpre bem o seu papel que é divertir e assustar.

Uma curiosidade pessoal, no filme você assiste a fita amaldiçoada e logo que ela acaba você recebe uma ligação e a voz diz “Seven days” (sete dias) que é o tempo que você tem de vida, passando os sete dias você vai morrer, a não ser que descubra como se livrar da maldição e isso não é fácil tá, bom? Eu comprei o DVD assim que saiu, minha família e alguns amigos estavam em casa assistindo comigo e na terceira vez que alguém ia assistir o vídeo no filme eu saí da sala, peguei o celular e fui para a cozinha, assim que acabou o vídeo liguei para a minha casa na esperança da minha irmã atender, porém quem atendeu foi minha sobrinha, que na época tinha 3 anos, e ela atendeu porque todos os adultos responsáveis na sala estavam com medo de atender. Dei bronca na família toda por deixar a criancinha ser amaldiçoada, mas isso prova que o filme funcionou muito bem.

Curiosidades sobre O Chamado…

O Chamado é baseado em uma série de livros escritos por Koji Suzuki e já foram feitas várias adaptações e refilmagens, aqui estão elas:

  • Ring: Kanzenban (Japão, 1995): foi a primeira adaptação, esse eu nunca achei em lugar nenhum para assistir, mas dizem ser o mais fiel aos livros.
  • Ringu: O Chamado (Japão, 1998): o original, fantástico, perfeito, assustador.
  • Ringu: Espiral (Japão, 1998): esse foi terrível e no ano seguinte ignoraram a existência dele e fizeram uma continuação melhor.
  • Ringu: O Chamado 2< (Japão, 1999): excelente continuação.
  • Ringu 0: O Chamado (Japão, 2000): o famoso “como tudo começou”, prequel do filme de 1998 e que é bem legal.
  • A Invocação (Sadako 3D, Japão, 2012): terrível.
  • O Chamado vs. O Grito (Japão, 2016): uma espécie de Freddy vs Jason asiático juntando duas ótimas franquias em um filme bem ruim.
  • Sadako: Capítulo Final (Japão, 2019): esse é continuação direta do Ringu 2 de 1999, é bom, mas não tanto quanto o 1 e o 2.
  • Remake EUA e suas continuações – O Chamado (2002), O Chamado 2 (2005), O Chamado 3 (2017): eu gostei dos três filmes dos EUA, principalmente do primeiro e ainda sem data teremos O Chamado 4: Samara Ressurge.
  • Existe também uma refilmagem sul-coreana The Ring Virus (1999) que é excelente e duas minisséries japonesas que infelizmente nunca vi, mas dizem ser bem fiéis aos livros: Ring: The Final Chapter (12 episódios, 1999) e Rasen (13 episódios, 1999).

E você gosta da franquia? Já viu os originais?

Você também pode gostar...