O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar de Melhor Animação na próxima cerimônia do Oscar, é um filme tão bonito, caótico, deprimente e alegre, como o mundo que ele ousa retratar ao longo dos seus 80 minutos de projeção.
O filme se passa em um local sem nome e cujo terreno lembra um campo longe de uma grande metrópole opressora. Na trama, um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo onde seu pai mora. Para sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, falta de perspectivas e exploração de trabalhadores, animais e recursos.
O subtexto socioeconômico que permeia o longa deve passar batido pelas crianças que o assistirem, mas o feitiço que o filme joga nos adultos é ainda mais poderoso e deve ser duradouro em sua beleza e realidade.
O diretor Alê Abreu (que também escreveu o roteiro) emprega uma série de grafismos de animação em meio a estilos musicais que complementam a história do menino que vai de uma vila agrária para as favelas de uma grande metrópole, como várias das metrópoles brasileiras.
Abreu consegue examinar o cerne de questões profundas e complexas através do olhar inocente de um menino. E cada experiência ou encontro do personagem é caleidoscopicamente colorida, memorável e, ocasionalmente, triste.
Condensar um filme como O Menino e o Mundo em uma resenha é sempre uma tarefa difÃcil (e isso não é desculpa para ter uma resenha simplista de um filme tão grandioso e profundo).
A mistura alquÃmica, escolhida pelo diretor, entre os visuais das decoupagem, aquarelas, giz, giz de cera, stencils e até mesmo fotos, com a música dos compositores Ruben Feffer, Gustavo Kurlat e Naná Vasconcelos, soa orgânica, selvagem, mas sempre perfeitamente correta em sua própria anarquia.
Talvez a única forma de resumir O Menino e o Mundo seja dizendo que ele é o que é, e isso, por si só, já é absolutamente notável: uma tremenda crÃtica a noção de progresso da nossa sociedade.
Nota:
[wpdevart_youtube]2ayePGKR3uA[/wpdevart_youtube]
O Menino e o Mundo
Você também pode gostar...