Lendas nunca morrem, assim como ideias e boas histórias, elas são eternas. É essa a máxima do filme Os Inseparáveis, que através de uma narrativa super divertida mostra quão poderosa é a imaginação.
O sonhador Don está cansado do papel de bobo da corte que desempenha dia após dia, peça após peça, em sua companhia de teatro. Quando ele propõe grandes mudanças às outras marionetes que, assim como ele, fazem parte da trupe, é recebido com pouquíssimo entusiasmo, e por isso decide ir em busca de novas aventuras que o façam se tornar quem ele realmente quer ser. Logo no início da sua grande jornada ele conhece Dj Doggie Dog, um talentoso bicho de pelúcia que deseja mais do que tudo ser parte de uma família. Juntos, eles vão descobrir o que realmente é preciso para tornar seus sonhos realidade.
Um célebre personagem Espanhol, vivendo suas aventuras na cidade de Nova York, através da história de um filme francês. Essa composição exótica de referências foi dirigida por Jerémie Degruson e roteirizado por Joel Cohen e Alec Sokolow (Toy Story), e resultou nesta incrível animação, que muito habilmente combina diferentes estilos e técnicas para representar e diferenciar o mundo real do imaginário das personagens. Além de dinamismo, o emprego dessas múltiplas técnicas também dá um toque contemporâneo ao que o espectador vê em tela, o que com certeza vai agradar várias faixas etárias do público.
Sobre a narrativa em si, a alusão a Dom quixote é a primeira coisa que reparamos, muito antes do personagem se auto denominar o tal herói. Já nesses primeiros momentos fica claro que mundos incríveis e uma dose mais do que generosa de fantasia podem ser esperados para as próximas cenas, e é isso que nos acompanha o filme todo. Brinquedos ganham vida, as mais variadas personalidades têm a chance de fazer parte da trama, animais, dragões, vilões, heróis e heroínas, em diversos cenários, castelos no céu, caixas de marionetes, parques, pântanos, florestas e cidades.
Enfim, o filme dá espaço para tudo, é quase como sonhar acordado, tamanha sua diversidade, mas o grande destaque está nos detalhes: a mudança interior, a confiança em si mesmo, naquilo em que se acredita. Fica claro que nenhum dos personagens vai desistir do que quer ser, do que quer se tornar, e com assim como para eles, essa mensagem vale para qualquer um de nós.