Quem Quer Ser um Milionário?

Onde assistir
"Quem Quer Ser um Milionário?": a mágica da vida e do amor nas ruas de Mumbai

Quem Quer Ser um Milionário? tem direção de Danny Boyle a partir do roteiro de Simon Beaufoy. Eles transformam o que é no fundo um romance em um mistério e um thriller com tons de Charles Dickens. É difícil não pensar em David Copperfield quando vemos o “orfanato” para o qual o personagem principal do filme foi enviado durante sua juventude. Além do mais, estes cineastas encontraram uma maneira nova e inventiva de abordar o enredo que não apenas revigora o material, mas também adiciona uma nova camada a ele. O resultado é mágico.

De certa forma, é difícil acreditar que um filme que começa com um tom tão duro acabe sendo tão enriquecedor e alegre quanto este. As sequências de abertura têm um tom ameaçador, com cenas de tortura ocorrendo nas entranhas de alguma delegacia de polícia escura e úmida. Quando a vítima se recusa a dar as respostas que seus captores esperam, eletrodos são colocados nos dedos dos pés e a energia é ligada. Esta cena é uma das razões pelas quais a censura do filme é um pouco mais alta do que se espera.

Jamal Malik (Dev Patel) é um garoto pobre das favelas de Mumbai que se encontra no centro do palco em frente a um apresentador presunçoso sendo assistido por 90 milhões de pessoas na versão indiana de Quem Quer Ser Milionário?. De maneira improvável, Jamal é capaz de responder pergunta após pergunta, respondendo à penúltima pergunta e ganhando 10 milhões de rúpias assim que o episódio chega ao fim. No dia seguinte, ele retornará com a chance de ganhar o maior prêmio. Porém, naquela noite, a polícia leva Jamal para interrogatório, certa de que ele trapaceou. Depois de ser torturado, ele explica como sabia a resposta para todas as perguntas. Isso resulta em um tour rico por flashbacks da vida de Jamal e de outros dois personagens: seu violento irmão, Salim (Madhur Mittal), e a garota que ele ama, Latika (Freida Pinto). Crescendo juntos, eles foram os “Três Mosqueteiros” até que as circunstâncias os separaram. Logo fica aparente que o filme não é realmente sobre como Jamal se saiu tão bem em um game show de TV, mas se haverá um final feliz para seu encontro com Latika. Com Garry Marshall, um final feliz seria obrigatório, mas Danny Boyle não é tão convencional.

O filme tem todos os elementos do sucesso. Tem uma atuação soberba, é maravilhosamente fotografado e repleto de locações ricas e não convencionais. Dev Patel nos fez torcer pelo tímido e bem-humorado Jamal desde o início. Freida Pinto está sedutora como Latika. Anil Kapoor, um grande nome em Bollywood, é tortuoso como apresentador de gameshow cujas motivações são governadas por mais do que o desejo de ver seu programa obter boas avaliações. Imagine Alex Trebek depois de ter sido seduzido pelo lado escuro da força.

A história funciona em vários níveis – pode ser vista como um romance arrebatador, como um thriller ou como um vislumbre da forma como uma economia em rápido desenvolvimento está convulsionando o tecido da sociedade indiana. Algumas das cenas mais engraçadas e satíricas do filme ocorrem dentro de um enorme call center, onde agentes de atendimento tentam convencer os chamadores de que eles não estão, de fato, localizados em um país estrangeiro. O filme termina com um grande número musical de Bollywood que você não pode perder. Situada entre a conclusão da história propriamente dita e os créditos finais, esta sequência desafia qualquer um a deixar o filme muito bem humorado.

Alguns filmes mantêm o espectador de fora, capaz de apreciar a produção em termos técnicos, mas não em outros níveis mais básicos. Este não é o caso aqui. O longa de Boyle atrai o espectador, mergulhando-o em uma narrativa envolvente e rápida, com um protagonista tão simpático que é quase injusto. O filme tem momentos de tristeza e tragédia, mas é edificante e contém praticamente tudo que o público deseja. Boyle percorreu um longo caminho para chegar a este ponto desde Cova Rasa e Trainspotting – Sem Limites, mas, depois de experimentar o prazer de Quem Quer Ser um Milionário?, estou feliz que seja um caminho que ele escolheu seguir.

Você também pode gostar…