Aqui vão algumas informações rápidas sobre o filme:
- Tem cenas de ações e se enquadra dentro do gênero policial.
- Foi filmado inteiramente em Salvador.
- Inspirado em filmes e séries policiais hollywoodianos.
Qual a história de “Receba!”?
Em Receba!, Amadeu e sua namorada, Gina, estão precisando de dinheiro, e por isso acabam se metendo numa enrascada. Mas, as coisas parecem mudar de rumo quando ele encontra uma bolsa recheada de dinheiro. Será que isso coloca um fim nos problemas de ambos?
Quando a intenção é boa, mas a realização nem tanto
Pedro Perazzo e Rodrigo Luna provavelmente tentaram replicar elementos clássicos de filmes policiais durante a produção de Receba!. Infelizmente, o objetivo não foi conquistado como eles queriam inicialmente. É uma enxurrada de clichês um atrás do outro, sejam na atuação, na fotografia, na arte e na direção.
Se o filme fosse cômico eu entenderia, mas obviamente ele não foi concebido como tal. O que aconteceu para que chegassem a esse ponto? Nunca saberei. A interpretação é artificial. Não sei se foi problema dos atores ou da direção que deixou pouco espaço para improvisação.
O roteiro não é dos melhores, mas a forma como algumas cenas foram gravadas acabou intensificando defeitos básicos de dramaturgia. Sei que criticar é fácil. Difícil é ir lá e fazer, como os diretores fizeram. Os dois deram a cara a tapa e produziram um filme. Dá pra melhorar? Sim! E por isso espero ver suas próximas produções.
Vale a pena ver “Receba!”?
Eu sempre sou a favor de incentivar produções nacionais, sejam elas bem produzidas ou não. Isso estimula novos criadores a continuar, e permite que o mercado absorva mais obras independentes. Que é o caso de Receba!.
São muitos os problemas técnicos percebidos durante o filme, mas não dá para tirar o mérito dos diretores Pedro Perazzo e Rodrigo Luna. Já fui estudante de cinema e sei como é complicado encontrar nossa própria “voz” artística. Receba! foi bem executado dentro de suas limitações de orçamento, que aparentemente não foram poucas.
E fazer um filme policial demanda uma produção avantajada, algo que Receba! aparentemente não teve. Contudo, como já disse, é louvável a intenção de se trazer um filme como esse para os cinemas. O nosso cinema independente está vivo e merece ser prestigiado.