Body

Onde assistir

Cada pessoa tem um jeito de lidar com a perda. Algumas se ocupam rapidinho com seus afazeres e suas rotinas, tentando sufocar a dor. Outras ficam deprimidas e se isolam, não conseguindo lidar com os sentimentos. E outras procuram explicações, racionais ou não, para a perda, e se agarram a qualquer coisa para evitar a dor. Na dramédia polonesa Body, a diretora Malgorzata Szumowska (Elles), que ganhou o Urso de Prata em Berlim, nos apresenta três personagens e suas dificuldades em superar a morte de um familiar e continuar a vida de onde ela parou.
01
Começamos o filme acompanhando um perito criminal (Janusz Gajos, de A Igualdade é Branca), que não tem nome, caminhando por entre árvores, com tempo chuvoso, chão lamacento. Neste cenário, ele se depara com um homem enforcado; quando os peritos cortam a corda que o segura, e começam a fazer as anotações necessárias, o homem supostamente morto se levanta e sai andando. Todo clima sério do filme cai por terra, e você fica só imaginando o que está por vir. Depois, o perito está em casa jantando com a filha, Olga (Justyna Suwala, revelada em Body), que deve ter por volta de vinte anos. De cara dá pra sentir que o clima ali não está muito bom. Mais tarde, ele a ouve vomitar no banheiro, mas não toma nenhuma atitude. Depois disso, conhecemos uma terceira personagem, Anna (Maja Ostaszewska, de O Pianista), que aparece tratando meninas com anorexia. Depois, acompanhamos Anna até sua casa, onde um enorme dogue alemão, Fredek, a espera para um passeio, jantar, assistir TV e dormir com ela. Estas três pessoas se conectam quando o perito leva Olga para a clínica onde Anna trabalha e a terapeuta, acreditando fazer contato com espíritos, convence o cético perito de que a esposa falecida dele, e mãe de Olga, quer fazer contato.
02
O filme trata das dores do corpo e da alma dos três personagens principais: o perito perdeu a esposa e trabalha sem parar; Olga perdeu a mãe e está bulímica; Anna perdeu o filho e encontrou conforto em explicações sobrenaturais. Pai e filha, devido à dor mútua que não conseguem superar, não se suportam. Durante a terapia, Olga fala que sente raiva do pai e dá socos em um colchonete. E Anna parece estar segura de si e feliz com sua profissão e trabalho voluntário psicografando cartas de pessoas que faleceram e querem se comunicar com seus familiares, mas, ao se deparar com um casal se beijando na rua, fica parada em um cantinho espiando, desejosa e solitária.
04
O melhor do filme é que os assuntos não são tratados de maneira excessivamente dramática: a convivência dos personagens e suas reações às desventuras do dia a dia são quase que engraçadas, mas mais como uma comédia de humor negro. Em uma cena, após fazer a perícia de um caso de assassinato de um recém-nascido que foi esquartejado, o perito almoça tranquilamente e com muito apetite. Depois, ao encontrar Olga desacordada no banheiro, ele a arrasta pelo chão e joga água em seu rosto, tudo com muita delicadeza e frieza. Seria engraçado se não fosse trágico, então você acaba sem saber direito se ri ou fica chocado.
03
Body também fala muito da aceitação do corpo. Em contraste com as adolescentes bulímicas mostradas na clínica onde Anna trabalha, que apontam imagens de corpos desenhados na parede e falam de suas impressões negativas quanto a corpos maiores que os delas, uma outra cena mostra o perito e uma amante, uma senhora que dança alegremente pelo quarto, vestindo apenas uma calcinha (estilo daquelas que nossas avós vestem) e sem sutiã, mostrando seu corpo fora dos padrões socialmente aceitos, mas ela parece não dar a mínima e sem pudor algum dança alegremente, e corre pelo quarto, se exibindo para seu amante, senhora de si e de seu corpo.
05
Apesar do ritmo do filme ser bem diferente do que a gente está acostumado (esses filmes americanos deixam a gente mal acostumado, querendo que aconteça uma virada, ou que alguma coisa pule na tela a cada dez minutos), o filme vale muito a pena. As histórias são tratadas com tempo, a fotografia do filme é lindíssima (têm uns ângulos de câmera e umas luzes sensacionais) e você vai gostar muito, do começo ao fim.
Nota:

[wpdevart_youtube]toc-Dnf7D8A[/wpdevart_youtube]

Você também pode gostar...