Reset – O Novo Balé da Ópera de Paris

25.05.2017 │ 08:00

25.05.2017 │ 08:00

Reset – O Novo Balé da Ópera de Paris é um documentário que conta com a direção conjunta de Thierry Demaizière e Alban Teurlai, mesmos diretores de Rocco, documentário sobre o famoso ator pornô Rocco Siffredi.
Parece que a dupla tem foco pelos bastidores. Em Rocco os diretores exploram o por trás das câmeras, o processo mítico que leva Rocco ser o que é. Em Reset não é diferente, o foco passa a ser os bastidores do Balé de Ópera de Paris e a desmistificação do espetáculo. Tanto em Rocco quanto em Reset, o corpo e a sensualidade são temas dos diretores.

No documentário, Thierry e Alban nos revelam como Benjamin Millepied procurou trazer modernidade para o balé. Millepied foi ex-primeiro bailarino do New York City Ballet, posição de destaque e de importância. Ficou mundialmente reconhecido pelas sequências de balé que coreografou no filme Cisne Negro. Hoje Milleped é coreógrafo profissional e desde 2014 assumiu a diretoria de Dança da Ópera de Paris.
Com o desafio de trazer modernidade para o grupo, Millepied tenta renovar o processo criativo ao mesmo tempo em que administra todo o corpo de baile. Com decisões importantes, revitaliza desde o piso onde os bailarinos dançam até a criação de uma unidade de saúde própria. Com poder total de decisão, Millepied permitiu que os diretores acompanhassem esses processos criativos, das primeiras ideias até a estreia do balé.

Infelizmente o documentário não inova tecnicamente como Millepied. Uma pena! Reset possui direção segura e não foge do que se espera de uma obra do tipo. Thierry e Alban tomaram a decisão de se agarrar ao habitual, eliminando possíveis erros ou incompreensões que uma obra mais experimental poderia trazer. O belo fica pelo espetáculo do balé, não pela estética do filme. Contudo, é com essa certeza que Reset consegue impressionar o público.
Nota:

[wpdevart_youtube]vh52eqhTEl0[/wpdevart_youtube]

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro