A Rocambole Produções acaba de lançar sua primeira animação e o resultado está completamente lindo de ver!
Teca é uma traça que adora viver boas aventuras com seu ácaro-cachorrinho de estimação, Tuti. Um dia, numa conversa com seus primos, ela é apresentada a uma verdadeira iguaria: papel fresquinho, perfeito para qualquer hora do dia. Depois da descoberta, ela logo decide acompanhar os outros em uma busca por mais desses deliciosos exemplares de comida. É nesse momento que Teca se depara com o sonho de consumo de qualquer traça, um livro inteiro esperando para ser devorado. Contudo, Teca não esperava encontrar dentro do livro algo ainda mais maravilhoso para degustar, algo que vai mudar completamente o jeito que ela vê o mundo.
O único motivo desta animação não ganhar nossas ilustres 5 estrelas é pela parte mesclada com live action que corta um pouco da empolgação do filme, mas que de forma alguma ficou ruim, é só menos interessante (apesar de necessária) do que a parte animada. Mesmo assim reforço, a composição feita dessas duas partes, real e animada, ficou linda, bem feita, com atenção a detalhes macro e micro dos dois mundos, o dos humanos e o das traças.
Inclusive, que ideia mais maravilhosa de se assistir: um traça que desafia suas origens, sai da sua zona de conforto, e descobre o conteúdo dos livros! Se pararmos para pensar, há grande poder nesta mensagem. Não só o da descoberta em si, mas todo o potencial que ela traz, os horizontes que ela apresenta aos personagens, as possibilidades e as histórias que ganham espaço dentro da história que estamos assistindo.
Detalhe: a produção do longa, com stop motion feito todo à mão, teve início em 2012, quando a construção dos bonecos e cenários que dariam vida ao enredo começou. Com certeza algo que deixa tudo com um ar mais especial.
Vale a pena ficar de olho nos próximos lançamentos da produtora e nos futuros trabalhos dos diretores Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo.