É Tempo de Amar

Onde assistir
"É Tempo de Amar": A delicadeza do amor nas pequenas escolhas da vida

É Tempo de Amar, é um dos longas que estrela a mostra do My French Film Festival com uma história que fala sobre diversos tipos de amor, e como este sentimento é capaz de realizar feitos grandiosos através dos mínimos detalhes.

Madeleine (Anaïs Demoustier) é garçonete em um hotel. Durante sua folga, ela leva o filho Daniel (Paul Beaurepaire) em passeios pela praia, e em um desses passeios acaba conhecendo François (Vincent Lacoste), um estudante de arqueologia. Enquanto ele parece relutar em deixar que Madeleine faça parte da sua vida, desde o primeiro encontro dos dois ela se mostra interessada no rapaz. Quando está praticamente convencida de que um relacionamento come ele é improvável, François a procura novamente com uma proposta que vai levar a vida dos três até onde nenhum ousou sonhar ainda.

Se existe uma coisa que as más experiências compartilhadas são capazes de fazer, e infelizmente muito bem, é promover a união. Seja de amigos, familiares, amantes ou desconhecidos, encontrar alguém que entenda o quão difícil e traumático o passado foi, faz com o futuro se torne menos doloroso. É isso que acontece entre Madeleine e François.

O casal principal vive, separadamente, momentos de pura felicidade seguidos de muita dor, solidão, julgamento e atos de violência. Anos depois, quando se encontram, não é preciso que troquem muitas palavras para perceberem que entre si existe um sentimento diferente. A partir do momento que decidem se manter juntos, as dificuldades, que não deixam de existir, parecem levemente mais fáceis de serem superadas.

É Tempo de Amar é um filme que merece ser assistido com calma e atenção aos detalhes, às escolhas, ao que é dito e ao que permanece em silêncio pelos personagens, e ao momento em que cada coisa acontece. A trama nos revela como é possível cada pessoa viver sua própria verdade enquanto compartilha a do outro. O título, tanto em francês quanto em inglês, fala sobre “o momento de amar”, sobre como “o amor chega”, junto com a amizade, com o tempo, com a convivência. Esta história retrata a construção de uma vida inteira e tudo o que se edifica com o passar dos dias, abordando também as possibilidades e os novos começos.

Você também pode gostar...