Terra de Ciganos

Onde assistir
"Terra de Ciganos": Uma imersão na cultura e rotina de um povo itinerante

A mescla entre registros documentais e algumas nuances de interpretação, traz o fio do que é a produção Terra de Ciganos, obra com direção de Naji Sidki. Como o próprio título propõe traz informações, vivência e a imersão no que é parte da vida desse povo ainda tão pouco conhecido na cultura geral.

Com uma introdução extremamente interessante, contando o que seria uma lenda das origens ciganas, escolheram apresentar através de três crianças cada uma simbolizando um grupo étnico dos ciganos; os Sinti, os Rom e os Calon. Quase que de maneira automática esse início prende total atenção a tela e deixa a curiosidade aguçada.

A continuidade nos carrega imediatamente para as estradas do Brasil, regiões de cerrado e caatinga principalmente, mostrando parte do nordeste, sudeste e centro-oeste brasileiro e de como é uma parte da rotina dos vários grupos espalhados pelo Brasil. E nessas estradas, acampamentos próximo a elas e suficientemente próximos às cidades onde cada grupo vive a sua maneira.

A contação do tempo pode ser diferente dentro dos acampamentos. Os modos básicos de vida são os mesmos. Há necessidade de comer, se abrigar, participar de ritos e até mesmo negociar. Dentro do que imaginamos da rotina de vida de uma comunidade, a contação de vida desses povos parece diferente, mas estamos dentro das mesmas fronteiras, do mesmo planeta, o que muda então? Provavelmente a importância das relações, da preservação dos costumes e de entender os seus entes como uma extensão de si mesmo.

O apego a terra como meio de passagem e de parada, mas não de maneira permanente, permanentes são suas raízes e o modus operandi.

Dentro de um longa documental que apresenta, mulheres na leitura de mão, para ajudar a manter financeiramente a família, indagando através de suas narrativas a potência de seu dom para ver e entender o futuro de quem permite tal ritual. Também é mostrada através de uma dramatização situacional, homens negociando e mostrando suas habilidades para empreender e valorizar até o mais simples dos produtos. Aliás os trechos de ficção anexados à produção acontecem em meio aos depoimentos e apresentações musicais que fazem lembrar verdadeiros videoclipes e tudo interpretado pelos próprios ciganos.

Terra de Ciganos é um recorte situacional de um modo de vida que está a poucos quilômetros da maioria de nós, mas provavelmente ainda distante no entendimento de muitos, seja por conta dos preconceitos que carregamos por conta da nossa ignorância por tantas vezes confortável. Pode parecer pouco o que ele apresenta em relação a informações, pode parecer que ficou uma estranha necessidade de explicação maior e mais detalhada. Mas em tempos de informação a alcance da palma de nossas mãos, essa questão fica fácil de resolver, é só buscar.

Você também pode gostar...