Tolos São os Outros

Onde assistir
"Tolos São os Outros": uma jornada pelas complexidades do tempo e relações humanas

Tolos São os Outros é um filme polonês de drama escrito e dirigido por Tomasz Wasilewski (Estados Unidos Pelo Amor) e estrelado por Dorota Kolak, Lukasz Simlat e Tomasz Tyndyk.

Na trama, Marlena (Dorota) e Tomasz (Lukasz) são um casal que mora em uma pequena cidade litorânea, isolados da sociedade e escondidos do mundo. Com um relacionamento feliz que dura há muitos anos, os dois levam uma vida pacata – mas tudo muda quando, contra a vontade do parceiro, Marlena recebe e abriga o filho adoecido, Mikolaj (Tomasz) para morar com eles.

Com a chegada do novo integrante, o casal será obrigado a enfrentar algumas questões relacionadas ao passado, repensando tudo o que pensavam saber ou sentir um pelo outro, fazendo com que a estrutura que parecia firme, fica cada vez mais frágil. Daí então o filme começa a passar uma mensagem de como a força do tempo nos separa uns dos outros com momentos de intensa angústia.

Quase inteiramente constituído pela união de diversos planos sequência, ou sequências de câmera estática, com planos longos, silenciosos e personagens que saem e entram nos enquadramentos, enquanto discorrem maldades uns aos outros ao melhor estilo hanekiano, faz com que pareça que estamos acompanhando a história quase que em tempo real.

A produção, lindamente filmada com uma fotografia fria e em tons azuis e esverdeados, é uma interessante experiência sobre compaixão e relações humanas e de como certas escolhas podem ter consequências dramáticas. Com seu andamento monótono mas impactante, não é um filme para todos.

Você também pode gostar...