A Academia das Musas

23.06.2016 │ 19:40

23.06.2016 │ 19:40

A Academia das Musas é uma obra de arte! Gente, sério! A narrativa e a construção desse filme são sensacionais!
O longa conta a história de um professor de filologia que está trabalhando A Divina Comédia com seus alunos. Em uma das aulas, ele decide criar A Academia das Musas, um projeto em referências clássicas que promete contribuir para a regeneração do mundo através da poesia. Ele fala de musas, essas figuras capazes de inspirar poetas a criar algo que não existia antes. O polêmico projeto desencadeia uma série de situações dominadas pela palavra e pelo desejo. Sua mulher não defende o modo que ele aborda pedagogicamente o assunto e suas alunas criticam esse conceito de musas toda hora: por que as mulheres têm que ser as musas? Por que só os homens são os poetas famosos? Se elas forem as musas atuais, não estarão apenas contribuindo pra essa sociedade patriarcal? Isso faz com que o filme aborde o machismo/feminismo constantemente e todo mundo vai revendo seus conceitos a cada cena, a cada aprendizado.
academia-guerin-4
A produção começa como se fosse um documentário e funciona assim em sua maior parte. A utilização de uma câmera “ruim” facilita a imersão nesse tipo de linguagem documentária. Só que depois de um tempo, essa linguagem não ficcional se mistura com uma ficção, e os personagens principais atuam fora da sala de aula. Essa metalinguagem é maravilhosa!
A direção de José Luis Guerín é uma beldade separada. O diretor utiliza várias técnicas interessantes para abordar seus personagens, e isso vai desde a filmagem não muito cinematográfica durante todo o filme e aparece até mesmo nas cenas em que as musas do professor saem da sala de aula e são vistas pela câmera só através de vidros, como se nós estivéssemos espiando as conversas de todos eles e como se as musas não fossem totalmente compreensíveis. A imersão do espectador durante o filme é enorme!
academia-guerin
Além disso, temos como ponto alto os idiomas utilizados durante o longa. Idiomas mesmo, porque muitas alunas não têm a mesma língua-mãe, então nós temos espanhol, francês, italiano etc. no decorrer das cenas.
A linguagem utilizada no filme pode não agradar todo mundo e isso é um ponto fraco. Como o filme é voltado para a filologia, obviamente as pessoas dessa área não terão problemas de entendimento. Já para os mais leigos, isso pode não dar certo. Temos muitos discursos filológicos e filosóficos que não são nada didáticos, o que pode vir a prejudicar o espectador em algumas partes.
academia-guerin-3
No geral, A Academia das Musas tem muito a oferecer. Mais do que um filme, o longa acaba virando uma aula. “Educar é seduzir”, já dizia o professor. E essa sedução eles nos dão de sobra!
Nota:

[wpdevart_youtube]Wohmh56jUmI[/wpdevart_youtube]

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Stranger Things - 1ª Temporada
    17.07.2016
  • Leia mais
    Yorimatã
    07.04.2016
  • Leia mais
    A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell
    30.03.2017
Quadro por Quadro