A Vingança Está na Moda

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Vingança, alta-costura e humor ácido: Uma combinação irresistível em "A Vingança Está na Moda"

Sabe quando a distribuidora brasileira muda o título a partir do original? Esse é o caso de A Vingança Está na Moda, que no original era The Dressmaker, mas que não poderia ter sido melhor renomeado em nosso país.

O filme australiano acompanha uma atraente mulher (Kate Winslet) que retorna à sua cidade natal no interior do país. Com sua máquina de costura e estilo haute couture, ela transforma as mulheres e demanda a doce vingança sobre aqueles que acreditaram em mentiras sobre ela no passado.

A Vingança Está na Moda acaba sendo um conto vibrante e cheio de humor ácido, com uma performance cheia de camadas entregue por Kate Winslet. Ficamos extasiados desde o momento que conhecemos a femme fatale, Myrtle “Tilly” Dunnage, interpretada por Winslet. Ela põe os pés novamente em sua terra natal, acende um cigarro e severamente declara: “Estou de volta, seus bastardos”. E esse início dá o tom do filme.

É um tom de humor ácido/drama enquanto Tilly tenta juntar as peças de um evento traumático de sua infância e tenta se reconectar com sua mãe (Judy Davis, também impecável). Mas a dúvida que não quer calar: podem suas habilidades de costura agraciá-la em meio aos habitantes locais que acreditavam que ela fosse uma assassina?

A direção elegante de Jocelyn Moorhouse captura as excentricidades das figuras da pequena cidade de Dungatar e torna a própria cidade um dos personagens mais importantes do filme, com sua poeira e sujeira sendo um símbolo para toda a sujeira que está na vida dos habitantes retratados no longa.

Moorhouse captura um humor ácido requintado, proveniente diretamente do livro de Rosalie Ham, no qual o roteiro se baseia. Ela consegue um contraste incrível entre o grotesco e o cativante, mas sem deixar que os personagens se tornem meras caricaturas de si mesmos. O cross-dressing de Hugo Weaving é o melhor exemplo de como exagerar com o personagem, sem deixar que o efeito cômico sobrepuje a autenticidade emocional dele.

Infelizmente, a primeira metade de A Vingança Está na Moda é tão boa que faz o resto do filme ficar um pouco “pálido” em comparação. Uma subtrama romântica, meio morna, entre Tilly e o objetificado Liam Hemsworth vem à tona e não consegue atingir os retornos emocionais desejados, apesar de uma reviravolta sensacional. O lado bom é que essa relação serve para tirar um pouco o foco da tensão entre Tilly e sua mãe, que poderia desgastar esta outra relação.

Embora não seja 100% perfeito, há muito para se admirar neste filme. É um longa bastante original em sua proposta e deve te deixar entre o sorriso e a lágrima, provando, mais uma vez, que A Vingança Está na Moda.

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