Cabrini

Onde assistir
"Cabrini”: A força de uma mulher além dos limites da fé

A atriz Cristiana Dell’Anna protagoniza o filme biográfico Cabrini, dirigido por Alejandro Monteverde, onde encarna Madre Francisca Xavier Cabrini, nascida Francesca Cabrini em 15 de julho de 1850.

Francisca sai da região da Lombardia (após muito tentar ir para a China), com apoio do Papa, para cuidar de um orfanato em Nova York, com mais 5 irmãs e pouquíssima bagagem. Lá enfrenta todos os tipos de preconceito, mas nada abala o seu propósito.

Gostei do diálogo com o prefeito de Nova York (Jonh Lithgow), seu grande arqui-inimigo na trama, em que ele diz que a “Irmã seria um bom homem” e ela responde: “Não, um homem não faria tudo que eu faço!”

Cabrini representa todas nós mulheres que temos que lutar diariamente contra a misoginia. Ela demonstra uma disposição além do próprio limite quando não se deixa abater pelas dificuldades e agressões sofridas.

Proclamada Santa por Pio XII menos de 30 anos após sua morte, Cabrini nos traz a lição de que persistência vence as dificuldades e traz sucesso afinal. Criou hospitais por todo mundo e fundou o Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus.

Poderia ser mais um filme cristão de cunho religioso, mas o que vemos na tela é a luta de uma mulher fisicamente fraca, com saúde debilitada, porém com um carisma e um poder de argumentação invejáveis e censuráveis para a época.

Você também pode gostar...