Capital Humano

12.11.2015 │ 13:00

12.11.2015 │ 13:00

Na cena de abertura de Capital Humano, o funcionário de um bufê é atropelado enquanto volta para casa de bicicleta. A partir daí o diretor Paolo Virzi, de A Primeira Coisa Bela, volta seis meses no tempo para mostrar a perspectiva de três participantes da festa na qual o ciclista trabalhava antes de ser atropelado.

A estrutura de capítulos, escolhida por Virzi, se mostra um dos grandes acertos do filme.

01CapitalHumano
O primeiro capítulo se concentra em Dino (Fabrizio Bentivoglio), um dono de imobiliária de classe média que está deixando sua filha adolescente, Serena (Matilde Gioli), no ‘palacete’ de seu rico namorado (Guglielmo Pinelli). Dino almeja ascensão social e, para isso, tenta a todo custo se tornar amigo do sogro de sua filha, Giovanni (Fabrizio Gifuni), acabando por tomar um empréstimo para investir em seu fundo de investimento.

O segundo capítulo acompanha Carla (Valeria Bruni Tedeschi), a esposa de Giovanni, que quer se reencontrar como atriz usando o dinheiro do marido para restaurar um teatro em ruínas e por fim, o terceiro capitulo mostra o ponto de vista de Serena, que acaba sendo o fio condutor para desvendarmos o mistério do filme.

02CapitalHumano
Aos poucos o longa vai deixando claro que a ganância dos personagens adultos vai tornando secundária a questão de quem é o real culpado pelo atropelamento do ciclista. No quarto e último capítulo, não restam dúvidas quanto a deturpação comportamental de alguns dos personagens do filme. Ele mostra o triunfo do dinheiro sobre a justiça, mas deixa espaço para a redenção, na promessa da juventude.

Capital Humano foi adaptado de um romance americano, mas se situa em Milão. Virzi faz do filme um estudo sociopolítico, e sua fúria contra um sistema injusto não oprime a humanidade dos personagens da trama.

03CapitalHumano
Tedeschi e Bentivoglio entregam performances dramáticas com maestria e mostram como um sonho de prosperidade econômica e status social podem levar você a perceber, tarde demais, como a riqueza e o poder que muitos almejam podem ser sonhos ralos e insípidos se comparados com o valor de uma vida.

Nota:

[wpdevart_youtube]DvLgAXGzdHY[/wpdevart_youtube]

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Nossa Irmã Mais Nova
    24.03.2016
  • Leia mais
    Bang Gang (Uma História de Amor Moderna)
    13.01.2017
  • Leia mais
    American Gods – 3ª Temporada
    23.03.2021
Quadro por Quadro