Todas as profissões tem suas dificuldades, mas as duas principais e que talvez sejam comuns em toda atividade, são os desafios do processo criativo e a necessidade de lidar com pessoas. Ao assistir Cinema é uma Droga Pesada vamos ver um lado bem longe do glamour do tapete vermelho, que é a realidade por trás das grandes produções.
O renomado diretor Simon (Denis Podalydès) está em processo de filmagem daquele que acredita ser o último filme de sua carreira. No meio dos impasses já esperados que surgem pelo caminho, ele ainda precisará lidar com uma mudança significativa na verba de patrocínio, a hipótese de um grande ajuste de roteiro, os ânimos de todos os profissionais envolvidos, e seu eminente divórcio. Ao se dar conta de todos os problemas, Simon precisará decidir entre o final feliz para todos e aquele que pode agradar apenas uma parte dos envolvidos.
Seja para quem tem uma ideia sobre como acontece a produção de um filme, ou para as pessoas que não estão muito familiarizadas com o processo, este longa tem um pouco de tudo, desde os vislumbres de pequenos obstáculos e embaraços, como algo bem básico que é entrar no campo de filmagem sem nem fazer parte da cena, até grandes e aparentemente intransponíveis adversidades, como a falta de patrocinadores ou produtores para o longa.
Nesse momento, a pergunta que vem à mente é sempre mesma: o que fazer? E é aqui que se desenrola toda a trama, com momentos tensos, cômicos, amorosos, de amizade, e claro, aquela crença que diz que de um jeito ou de outro, tudo se resolve.
Aproveite essa grande estreia francesa que, antes de ganhar os cinemas do mundo, percorreu as grandes telas com o Festival Varilux e chega agora aos cinemas brasileiros. O diretor e roteirista Cédric Kahn vai mostrar a você como a sétima arte é feita, em todos os sentidos da palavra.