Como Era Verde o Meu Vale

"Como Era Verde o Meu Vale" podia ser mais contestador

26.11.1941 │ 08:00

26.11.1941 │ 08:00

"Como Era Verde o Meu Vale" podia ser mais contestador

O clássico Como Era Verde o Meu Vale, de John Ford, foi um hit nas bilheterias antes mesmo de ganhar as suas indicações ao Oscar. Assim como Cavalgada, de Frank Lloyd, o filme de Ford foi superior em todos os aspectos celebrando as pessoas simples e a beleza de suas almas.

Como Era Verde o Meu Vale reafirma as ideologias populistas de Ford já propagadas no seu longa anterior Vinhas da Ira. No entanto, Como Era Verde o Meu Vale não foi associado com a polí­tica de esquerda de John Steinbeck, autor do livro no qual Vinhas da Ira foi baseado e com isso perdeu um pouco do seu potencial.

Baseado no romance de Richard Llewellyn, com roteiro de Philip Dunne (que também roteirizou O Último dos Moicanos), o filme conta a história de uma famí­lia, narrada pelo filho mais novo, Huw Morgan. A visão idealizada do passado, como visto por Ford, é mostrada através das memórias do menino, rodeado por uma grande e amável família. Como em outros filmes, Ford traça paralelos entre a desagregação da famí­lia Morgan e a comunidade que os cerca e, por implicação, da sociedade americana em geral.

Os entendidos da obra de Ford dizem que Como Era Verde o Meu Vale é um dos trabalhos mais bonitos e sentimentais do diretor. Fácil de entender o motivo: o filme é um poema sobre a desintegração de uma comunidade mineira que chega a ser épico e heroico em suas dimensões, levando o longa as suas 10 indicações ao Oscar, tendo ganhado 5 prêmios.

O principal problema quanto aos seus prêmios é que seu principal concorrente no ano era Cidadão Kane, um filme muito melhor, mas deixado de lado pela simbologia do longa de Ford: afinal a representação calorosamente simpática da unidade familiar era muito melhor no contexto da época, uma vez que os EUA recém tinham entrado na guerra e essa representação cairia muito bem na consciência coletiva do paí­s.

Cidadão Kane apresentava uma visão obscura da família americana e com isso, o conteúdo mais certinho e amenizado de Como Era Verde Meu Vale fizeram a diferença para o filme levar seus prêmios. Não que ele não seja visualmente distinto ou tematicamente aceitável, mas poderia ser mais interessante e contestador, de certa forma.

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro