Dirigido por Chris Foggin, David Contra os Bancos é um filme inglês de comédia biográfica baseada em fatos reais sobre um empresário vendedor de vans de bom coração chamado Dave Fishwick (Rory Kinnear) que auxilia a sua comunidade por meio de empréstimos pessoais e que então por sugestão de amigos e clientes decide abrir um banco que usa dinheiro local para financiar empresas locais na pequena cidade de Burnley, no norte da Inglaterra.
Resumindo, Dave simplesmente decreta lutar contra o sistema e abrir o seu próprio banco para ajudar a sua comunidade. Para isso ele conta com a ajuda do advogado londrino Hugh (Joel Fry), inicialmente contra a própria vontade, mas que com o tempo vai se simpatizando com Dave, com a comunidade local e principalmente com a sobrinha do empresário, a bela médica Alexandra (Phoebe Dynevor).
Para tal façanha, Dave e seu novo amigo advogado devem lutar contra as instituições financeiras de elite de Londres e competir pela primeira licença bancária em mais de 150 anos. A pergunta é como seria um banco sem juros exorbitantes e burocracias onde o lucro fosse todo investido na população? Essa é a ideia de Dave e o banco deve se chamar Bank of Dave, também o título original do filme.
A cidade de Burnley tem apenas 89 mil habitantes e no início o advogado londrino Hugh olha com desdém para a cidade e para o caso que assumiu, mostrando esse contraste com muito humor e muito mau humor por parte de Hugh, chamado de bloody londoner (maldito londrino) pela comunidade. No decorrer da trama, Hugh vai assumindo cada vez mais o protagonismo e a empatia ajudando Dave a se tornar um herói local da comunidade. Vale destacar também as cenas de karaokê, principalmente a que Dave canta Here I Go Again do Whitenake logo no início do filme. Muito bom! Temos também um show da clássica banda de hair metal dos anos 80 Def Leppard para deixar o filme ainda mais interessante.
Apesar do tema “banqueiro” David Contra os Bancos é um filme doce, caloroso, leve e divertido. Uma charmosa e inspiradora história no estilo feel-good britânico que vai agradar todas as idades com sua rica mensagem em uma verdadeira batalha Davi contra Golias. Um filme que nos faz lembrar que pessoas boas existem.