Elas por Elas

Onde assistir
Celebração do feminino: uma análise de "Elas por Elas"

Ao falar da premissa de Elas por elas, que é proporcionar que mulheres dirijam e atuem em filmes que são sobre mulheres, pode parecer um pouco forçado, feminista, ou sei lá mais o que. Tem gente que inclusive pode se referir ao filme como “chato” ou talvez “nada a ver”. Mas eu e você sabemos que não é bem por aí. E quando vemos grandes premiações anuais do cinema com uma ou nenhuma mulher concorrendo à melhor direção, entendemos que um filme como Elas por elas é necessário.

Composto por sete curtas que representam mulheres em vários quesitos – como mencionei, dirigindo e atuando, mas também escrevendo e produzindo –, Elas por elas foi filmado ao redor do mundo e é produzido em associação com a We Do It Together, uma produtora sem fins lucrativos que foca em empoderar mulheres no cinema e na televisão.

As histórias são sobre temas variados, mas todos falam de amor, irmandade, compaixão e empatia. Contam histórias baseadas em fatos reais, mas também ficcionais, mas que você com certeza vai se relacionar. As histórias são curtinhas, em média com 10 a 15 minutos de duração, e vão te tocar na alma.

A minha preferida foi a quarta história, muito simples e bem construída, mostrando a rotina de uma mãe e seus dois filhos. A correria, a falta de tempo e energia, mas o amor e a união são palpáveis, e fizeram um cisquinho cair no meu olho.

Também tem histórias de superação, por exemplo a primeira, com uma mulher viciada em drogas que tem que lutar com demônios do passado para poder se recuperar e cuidar de sua filhinha – destaque aqui para a maneira de contar a história, com a protagonista mais jovem em primeiro plano contando sua história diretamente para a câmera enquanto ela mesma, no presente, sofre abraçada a uma assistente social.

Tem também mulheres arriscando suas vidas, mulheres pensando em suas carreiras, que ficam em cheque quando um ente querido morre e deixa uma surpresa que muda sua vida.

Os roteiros são simples e bem básicos, mas as histórias são poderosas e bastante interessantes. E se não for por mais nada, são histórias contadas por mulheres, sobre mulheres, com atuações de mulheres. Eu sou mulher, acho que super valeu a pena conferir. E recomendo pra você, especialmente se for mulher. Mas se for homem, sempre acho que tem uma lição importante para tirar.

Você também pode gostar...