Nem tudo que reluz é ouro, já dizia o ditado. E na polÃtica a gente sabe que isso funciona muito bem. O candidato tem pinta de ser o que é necessário em certo momento para a cidade, o estado, o paÃs, mas aÃ, depois de eleito, ele acaba mostrando a verdadeira face (senão as garras). E depois de assistir Especialista em crise, o novo filme da Sandra Bullock, você vai ficar um pouquinho mais impressionado ainda com o tema (impressionado porque “mais decepcionado” é quase impossÃvel hoje em dia). Infelizmente, você não vai achar a atuação da atriz ou a qualidade do filme incrÃveis, mas nem tudo é perfeito nesse mundo.
O filme acompanha Jane Bodine (Sandra Bullock), uma consultora polÃtica que sai da aposentadoria para ajudar um candidato, Pedro Castillo (Joaquim de Almeida), que não tem chance alguma de ganhar, a ser eleito presidente da BolÃvia. Jane não está levando a coisa toda muito a sério até ver que o candidato com mais pontos na pesquisa está sendo assessorado por um antigo rival, Pat Candy (Billy Bob Thornton). E o resto é história.
O filme tinha tudo para ser uma incrÃvel crÃtica social. Uma comédia de humor negro que enfia o dedo em uma ferida recorrente em muitos lugares do mundo: a construção de um personagem perfeito para um determinado momento polÃtico de um paÃs. E sabemos que a mÃdia e assessores experientes fazem miséria nesse sentido. “Olhe assim”, “fale isso”, “sorria dessa maneira”, “chore”, “ria”, “arregace as mangas”, “não faça isso”, “faça aquilo”. É incrÃvel como é fácil manipular as massas com estratégias altamente eficazes (e tremendamente batidas!). E é interessante rever tudo isso em Especialista em crise, com Bullock dando um show de conhecimento como especialista em manipular figuras polÃticas e fazê-las ganhar eleições. Apesar de convencer como Jane, a atriz tem que seguir um roteiro, e o roteiro não sabia muito bem pra onde ia, e o resultado não foi lá muito bom.
O filme começa bem, mas aà não sabe se vai pra comédia pastelão, ou se fica sério, ou se vira dramalhão, ou se… e os personagens não cagam nem saem da moita… não convencem, ou não são muito simpáticos, só sei que você termina o filme querendo que todos morressem, porque tá nem aà pra nenhum deles.
Bom, se vale a pena ver no cinema? Acredito que não. O filme acaba sendo chato, em alguns momentos arrastados. Tem uns momentos que você vai rir de gargalhar, mas não são muitos. A verdade é que não sei bem o que eles quiseram com este filme, mas a dica é esperar ele chegar no Netflix pra conferir 😉
Nota:
Especialista em Crise
Você também pode gostar...