Ferrari

Onde assistir
Ferrari: A corrida da vida, velocidade nas pistas e nas relações complicadas de Enzo

Ferrari é um drama biográfico dirigido por Michael Mann, que acompanha a história de Enzo Ferrari (Adam Driver), fundador da equipe de corrida Scuderia Ferrari e da Ferrari S.p.A. O filme se concentra em um período turbulento da vida de Ferrari, enquanto enfrenta desafios pessoais e profissionais na preparação para a corrida Mille Miglia de 1957.

Enzo Ferrari, il commendatore, il grande vecchio (entre muitos outros cognomes), porventura a figura mais mítica de toda a história do automobilismo desportivo, hoje é uma lenda para quem gosta de automobilismo e carros, mas, em 1957, quando o filme se passa, estava em crise. Sua fábrica, fundada no pós-guerra, passava por dificuldades, e nas corridas, onde investiu boa parte do dinheiro, a sua escuderia não estava indo bem, perdendo sempre para a Maserati.

No longa, Enzo é um homem em luto, que passa por uma crise no casamento com Laura (Penélope Cruz, ótima) após a perda do filho pródigo Dino. Ele ainda mantém há anos um relacionamento com Lina (Shailene Woodley), mãe de seu outro filho.

Nesse mesmo período, a ameaça de competição ferrenha e possível bancarrota levam a Ferrari a arriscar no foro das corridas, investindo tudo na 24ª Mille Miglia. Ao mesmo tempo, na esfera doméstica, Enzo debate-se com uma esposa enfurecida e uma amante que lhe exige a legitimação do filho. Sem herdeiro vivo, o bastardo poderia vir a tornar-se o futuro da Ferrari.

O filme ostenta visuais impressionantes, atuações engajadas e é lindamente filmado, com uma cinematografia deslumbrante que captura a velocidade e a emoção das corridas. Adam Driver entrega uma performance poderosa como o complexo Enzo Ferrari. Ele se sai muito bem em toda masculinidade que imprime o mito em tela. O ator sempre aparece em posição de poder, como alguém quase inalcançável que todos querem ter a honra de poder tocar. É difícil rotular o fundador da escuderia como herói ou vilão.

Já, Penélope Cruz rouba o filme em todas as cenas em que aparece e volta a mostrar ser uma das melhores atrizes da atualidade.

Ferrari ainda conta com a participação do brasileiro Gabriel Leone, no papel do piloto de origem espanhola Alfonso de Portago – um personagem importante na trama, embora não seja muito aprofundado. Curiosamente, Leone interpretará Ayrton Senna na série da Netflix que está em produção.

O elenco de apoio também é sólido. Entretanto, o roteiro é complicado e difícil de acompanhar em certos momentos. O filme se arrasta em algumas partes e parece apressado em outras, não se aprofundando na personalidade de Enzo ou em seus relacionamentos.

Em resumo, Ferrari é um filme visualmente deslumbrante com atuações fortes, mas é prejudicado por um roteiro confuso e ritmo irregular. Se você é fã de automobilismo ou de Enzo Ferrari, você vai gostar do filme e vai amar as cenas de corrida e os roncos dos motores no telão. No entanto, se está procurando um filme mais complexo e envolvente, você talvez possa se decepcionar com Michael Mann.

Em uma de suas mais famosas frases, Enzo Ferrari diz que se você pedir para uma criança desenhar um carro, ela com certeza vai pintá-lo de vermelho. Longa vida à Ferrari!

Você também pode gostar...