Forrest Gump – O Contador de Histórias

Onde assistir
A magia duradoura de “Forrest Gump - O Contador de Histórias”

Desde seu lançamento nos cinemas em 1994, Forrest Gump – O Contador de Histórias se tornou um daqueles filmes com o qual todos estão familiarizados. É um marco cultural com frases como “A vida é uma caixa de chocolates” aparecendo em todos os lugares. A popularidade do filme foi destacada pela forma como ele foi premiado no Oscar de 1995, ganhando seis prêmios (incluindo os “três grandes” de Melhor Filme, Diretor e Ator).

A crítica se mantém positiva até hoje porque, ao contrário de alguns filmes de sua época, ele não parece desatualizado. Ele ainda cai bem com a sua idade. Apaixonado e mágico, Forrest Gump é um tônico para quem está desanimado com a rotina do dia-a-dia.

Na época em que a carreira cinematográfica de Tom Hanks era relativamente nova, o ator fez um filme chamado Quero Ser Grande, que contava a história de um menino forçado a crescer rápido como resultado de um desejo imprudente. De certa forma, Forrest Gump representa um retorno aos temas desse filme. Mas aqui, o personagem principal continua sendo uma criança de coração e espírito, mesmo enquanto seu corpo atinge a maturidade. Hanks é chamado mais uma vez para interpretar o inocente.

Um trio de temas eleva Forrest Gump acima do melodrama comum do Oscar: seu otimismo, frescor e honestidade emocional. Embora o filme não procure levar todos os espectadores às lágrimas, há momentos cujo poder vem da simplicidade. Tão importante quanto é o riso, e a produção tem momentos de humor espalhados por toda parte.

Através do milagre dos efeitos visuais, o personagem principal conhece diversas pessoas famosas – George Wallace, os presidentes Kennedy, Johnson e Nixon e John Lennon. Embora misturar as imagens reais desses notáveis com novas imagens de Hanks não seja um processo perfeito, o resultado é, no entanto, eficaz.

Forrest Gump possui várias mensagens, poucas exigem muita atenção ao subtexto para serem descobertas. O tema mais recorrente é a advertência para não desistir da vida. Por que se render quando você não sabe o que está por vir? Ao contrastar a vida de Forrest com a vida daqueles que o rodeiam e ao mostrar como a passagem do tempo traz consolo até aos corações mais amargurados, o filme sublinha esta mensagem.

Em última análise, quaisquer reclamações sobre Forrest Gump são mínimas se você pensar no quão simples e magnífico o longa é.

Você também pode gostar…