Halloween

Onde assistir
"Halloween - A Noite do Terror": um clássico do horror que definiu um gênero

Ah, nada me dá mais prazer que falar de Halloween – A Noite do Terror em uma lista de filmes para celebrar o Halloween 🔪🎃😈

Criado pelo legendário John Carpenter e a incrível Debra Hill, Halloween é um filme de terror raiz, feito com meia dúzia de dinheiros por durangos e um bando de estudantes de cinema junto com desempregados trabalhando de graça por 12-14 horas. E pra quem pensa que essa é a fórmula da desgraça, o filme rendeu muita grana, está em tudo que é lista de melhores filmes de terror e é realmente foda!

Nem sei por onde começar, então vou perguntar: Debra who? Pois é, Debra Hill, que coescreveu com Carpenter e é produtora de Halloween, além de tantos outros filmes da dupla. Uma mulher incrível, mas que como muitas acaba esquecida.

Mas fora Debra Hill, que agora já foi citada 3 vezes (decora esse nome e comenta com os amigos!), você, querido leitor, com certeza já conhece da cultura popular o assassino serial mais famoso de todos os tempos, Michael Myers, com sua inconfundível máscara branca (inspirada na cara do Capitão Kirk, de Star Trek), de expressão nula, faca em punho e figura nem um pouco discreta.

O filme vai iniciar o que temos de clássico em termos de slasher movies: a final girl, aqui representada por Laurie Strode (a incrível Jamie Lee Curtis, ninguém menos que filha de Janet Leigh, a moça do chuveiro, Mario Crane, de Psicose; também temos os adolescentes, incluindo as cenas de sexo (e mortes, porque quem transa em filme de terror estilo slasher, morre!); e tem a faca, a máscara, a perseguição… tudo começa aqui.

E a trilha sonora, composta pelo próprio Carpenter? Brilhante, minha gente! Qualquer um que ouça a bendita hoje em dia sabe de que estamos falando (se ainda não viu o filme, sei que você vai ver hoje mesmo, porque isso é uma vergonha, mas por hora pelo menos ouça um trecho disso, pelamordedeos).

Um aspecto interessante e que fez toda a diferença, e vale a pena ser ressaltado, é que para um filme super barateza como esse, nem tudo foi barato. Apesar da verba escassa, Carpenter quis um equipamento de ponta para filmar Halloween, que foi uma câmera Panavision Panaglide, com um sistema de estabilização revolucionário e que fez toda a diferença no filme.

E o que mais dizer? Já sei: vá ver o filme! Não existe melhor época para fazer isso do que o Halloween. Halloween assistindo Halloween, claro que sim! Aproveita e chama as amigas, mas deixa os namorados e maridos de lado, ou então decreta a noite do celibato, pois quem faz sexo morre primeiro 🔪

Você também pode gostar...