Loucas em Apuros

Onde assistir
A ultrajante comédia asiático-americana dá ao quarteto de "Loucas em Apuros" uma chance de se soltar

Em 1993, “O Clube da Felicidade e da Sorte” fez história em Hollywood, provando para uma indústria cética – e diga-se de passagem, racista – que havia uma demanda popular por um drama sino-americano culturalmente sensível. Três décadas depois, temos “Loucas em Apuros”, jogando a sensibilidade ao vento a caminho de obliterar quaisquer barreiras remanescentes.

Como “Viagem das Garotas” com um elenco totalmente asiático-americano (e um protagonista não binário), o road movie produzido por Seth Rogen segue as melhores amigas de uma pequena cidade: Audrey (Ashley Park) e Lolo (Sherry Cola) até Pequim, onde eles lidam com tudo, desde tatuagens até um ‘ménage à trois’ com todo a diversão que você esperaria da estreia na direção da co-roteirista de “Podres de Ricos”, Adele Lim.

A estreia de Lim se baseia em uma longa tradição de asiático-americanos quebrando barreiras em Hollywood. De Margaret Cho a Ali Wong e Awkwafina, não faltam exemplos atrevidos e que não ligam para a etiqueta da indústria – e não vamos esquecer que, de todas as piadas selvagens que os filmes “Se Beber, Não Case!” tinham a oferecer, o convidado especial da série era ninguém menos que Ken Jeong (e muitas vezes ele roubava a cena). Tudo isso para dizer que este momento está tão atrasado que não podemos deixar de nos perguntar sobre o fato de Hollywood ter demorado tanto para ver que tipo de travessura uma equipe totalmente asiática-americana poderia inventar.

“Loucas em Apuros” não perde tempo em definir o tom, abrindo com um flashback de um momento especial 25 anos atrás, quando a adotada Audrey e a recém-chegada Lolo consolidam sua amizade: As duas garotas acabam de se conhecer no apropriadamente chamado ‘White Hills Park’ quando um valentão lança um insulto racista no parquinho. “Foda-se!”, Lolo grita de volta, socando o garoto com tanta força que ele provavelmente vai precisar de pontos.

Para os corroteiristas de sitcom Cherry Chevapravatdumrong e Teresa Hsiao, o truque é manter o público surpreso com o quão longe eles estão dispostos a levar qualquer situação do filme. Enquanto isso, para o quarteto central – que também inclui a estrela de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (Stephanie Hsu, como a ex-colega de quarto de Audrey na faculdade, Kat) e a stand-up não binária Sabrina Wu (como a prima sem amigos de Lolo, Deadeye) – a ideia é levar cada situação ao extremo e potencializar ainda mais o improviso da coisa toda.

O filme pode não ser brilhante no nível de “Missão Madrinha de Casamento”, mas tem mais do que algumas cenas de comédia dignas do hall da fama das comédias, como a memorável cena do K-pop, que se destaca de longe. O que “Loucas em Apuros” não tem é um enredo particularmente forte para colocar todas as suas travessuras, mas isso não estraga a experiência.

Você também pode gostar...