Aqui vão algumas informações rápidas sobre o filme:
- Exibido na seleção oficial do Festival de Cannes.
- Comédia francesa dirigida por Christophe Honoré.
- Participação maravilhosa de Catherine Deneuve.
Qual a história de “Marcello Mio”?
Essa é a história de uma mulher chamada Chiara. Ela é atriz, filha de Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve. Durante um verão, a atriz vê a realidade à sua frente desmoronar e, nesse momento, Chiara decide viver como seu pai. Ela se veste como ele. Ela fala como ele. Ela respira como ele. A imitação de Chiara é tão convincente que as pessoas ao seu redor começam a acreditar. Eles a chamam de “Marcello”.
O fantasma de Marcello Mastroiani
Todo país possui artistas coroados como estrelas nacionais de última grandeza. Na Itália, Marcello Mastroiani é considerado praticamente uma lenda do cinema e dos teatros. Falecido em 1996, Mastroiani deixou seu legado pelo mundo a fora, além de duas filhas, Barbara e Chiara.
Chiara é filha de outra lenda, mas do cinema francês, chamada Catherine Deneuve. Agora imagine como deve ser filha de dois gigantes da arte. Algo como Sofiia Coppola e nossa amada Fernanda Torres devem conhecer bem. O peso de Mastroiani deve ter sido algumas vezes insuportável na carreira de Chiara, que sempre teve a imagem do pai atrelada a sua.
Em entrevistas, Chiara chegou a dizer que cresceu ouvindo que era a cara do pai e por isso se esforçou para chegar até onde ele chegou. Mas é difícil, depois de um tempo, descobrir que todo esforço nem sempre é recompensado. Por mais que Chiara seja uma ótima atriz, ela não é Marcelo Mastroiani. No filme, Marcello Mio, temos uma ideia do ator como pai, esposo e celebridade, mas ainda assim, atualmente um fantasma envolto às lembranças difusas.
A transformação onírica de Chiara
No filme, Chiara Mastroiani decide abdicar de sua personalidade para dar vida a Marcello, um personagem inspirado no pai. Essa transformação, começando com pequenas peças de roupas, e terminando no bigode característico da persona de Mastroiani.
Chiara está decidida: me chamem Marcello! Tudo isso parece um devaneio, um sonho sem sentido, ou um delírio psicótico. Mas que agrada e comove.
Encontrando o tom da interpretação
Mastroiani ainda é lembrado como um sedutor e mulherengo. Entretanto, Mastroiani era um homem tímido, e revelou diversas vezes que não se via como um amante. Mas a fama de sedutor veio de sua vida privada que vendia matérias de jornais e revistas na época. Como os seus casos extraconjugais, em especial com a mundialmente conhecida Catherine Deneuve, com quem teve sua filha Chiara.
Chiara, por sua vez cresceu à sombra do pai, com que sempre teve que responder perguntas a respeito de Marcello, e não sobre sua própria carreira. Era como se todos quisessem saber apenas do seu pai, independentemente do tanto que ela se esforçasse. E cansada de ser lembrada a todo momento de sua semelhança física com o pai, a protagonista (Chiara sendo ela mesma) decide se chamar Marcello. Chiara passa a se vestir como o pai em alguns de seus papéis no cinema. Porém, a interpretação é distorcida. É estereotipada! É um Mastroiani visto através de uma Chiara cheia de sentimentos sobre o próprio pai. É como ir a uma sessão de terapia, onde o paciente está em crise. Mas buscando redenção!
A interpretação ganha esse tom de algo “doentio”, o que nos leva ao cômico e ao lúdico, e ao mesmo tempo ao drama, quando percebemos a motivação de Chiara. É como uma biografia feita por relatos e interpretações distorcidas, de lembranças intimas que buscam reconstruir o que não pode ser reconstruido. Existem vários Mastroianis. Existe o pai, o ator, o amante, o marido, e tantos outros. Qual desses Marcellos nós realmente tivemos acesso durante o filme? Foi uma mistura do pai, do ator e do amante? Essa mistura nos deu um Mastroiani que só existe enquanto personagem de cinema?
Essas perguntas são difíceis de se responder. Mas arte não procura dar respostas. Ela só está preocupada em nos fazer sentir. E de fato o filme nos faz sentir muitas coisas, e todas elas são interessantes.
Vale a pena ver “Marcello Mio”?
Chiara Mastroianni vive um personagem distorcido que mistura lembranças do pai e de si mesma. Honoré realiza um belíssimo trabalho de reconstruir a memória de Marcello Mastroiani através dos olhos de Chiara de Catherine Deneuve. É um filme às vezes confuso, mas em nenhum momento entediante. Como amante do cinema italiano, foi um prazer imenso descobrir mais de um ator que foi importante para a indústria cinematográfica mundial. Recomendo a todos que, como eu, são cinéfilos e apreciadores das produções europeias que circulam fora dos grandes circuitos comerciais.