Com a direção de Luís Antônio Pilar, que também é responsável pelo roteiro de Milton Gonçalves, Além do Espetáculo. Um documentário que provavelmente foi feito ainda permeado na dor da perda dessa brilhante estrela.
Impossível para quem é do meio artístico nacional não admirar a figura de Milton Gonçalves, dá pra se dizer que era um como poucos. Afinal, todos os depoimentos coletados são de extremo carinho e respeito, mas sobretudo de uma total admiração pela capacidade que Milton tinha quando estava interpretando, seja no cinema, teatro ou televisão. Palavras tão gentis ditas por grandes nomes como Irene Ravache, Tony Ramos, Camila Pitanga, Antônio Pitanga, Juca de Oliveira, Daniel Filho, mas principalmente pela doçura de suas filhas. Até pra quem sabe pouco do ator, automaticamente brota uma curiosidade em conhecer ainda mais sobre sua vida e seus trabalho.

Um vida rodeada por uma preocupação genuína não somente em fazer de forma competente seus trabalhos na vida profissional, mas de como Gonçalves foi um pai e cidadão extremamente participativo, mas não esquecendo de citar socialmente também, Provavelmente você não viu um flamenguista e mangueirense tão participativo como ele. Aliás algo que lhe rendeu homenagem como samba enredo da escola Santa Cruz e um cara que chegou a se candidatar como governador no estado do Rio de Janeiro.
Uma homenagem que chegou um pouquinho antes de Milton partir, já que naquele ano os desfiles aconteceram em abril, por conta da pandemia e Milton partiu em maio. Logo ele tão amigo do samba, tão participativo nessa vida carioca, que embora mineiro e de boa parte da vida criado em são paulo, era carioca por opção e vivência.

O documentário através das falas demonstra muito mais um Milton Gonçalves na visão daqueles que o admiravam, trazendo informações de suas lutas pelo espaço e a luta contra o preconceito. Tem também algumas imagens da atuação de Milton e de um cotidiano com seu filho Maurício, onde temos a oportunidade de saber o quão grande era seu amor pela sua esposa.
Uma obra bem amorosa trazida por Pilar, que não tentou fazer um documentário jornalístico. Mas sim uma linda homenagem como aqueles calorosos e feitos para quem realmente amou e conviveu com Milton.







