Não Fale o Mal nos mostra muita coisa sobre o comportamento humano e o que a vergonha ou medo de dizer não para as “obrigações sociais” pode nos causar, claro, elevando isso a um nível fantástico e fantasioso, mas deixando uma bela lição: aprenda a dizer não e pronto.
Que filme sensaciona. Ele é sobre o que a sociedade acaba impondo e muitas pessoas acabam aceitando, não saber falar não ou não falar “não” porque vai ficar chato. “Vamos sair hoje?”, “Não estou com vontade não”, “Mas porque não tá com vontade? Vamos”… O motivo de não ir é porque não estou com vontade, é só isso, pronto. Mas quase ninguém fala isso, acabam indo ou fazendo coisas que não querem só para agradar os outros. Pois bem, no filme tem um diálogo incrível justamente sobre isso, são apenas duas frases, uma pergunta e uma resposta e elas são fantásticas e cruéis.
A história do filme é ótima e foi desenvolvida de forma incrível. O filme foi preparando terreno para acontecer algo e eu não estava botando fé que iria. Minha noiva ficou firme e forte “vai acontecer sim, prepararam tudo pra isso, se não acontecer vou ficar decepcionada” e gente, A C O N T E C E U! E foi lindo! Foi BRUTO! Foi CRUEL!
As atuações foram espetaculares, todo mundo mandou bem demais, tanto as duas crianças como os quatro adultos protagonistas, todos ótimos e a mudança nas expressões em determinado momento do filme foram incríveis.
Eu gosto muito do cinema europeu porque eles não têm medo de arriscar, de ser diferente, de ser cruel, não fazem filmes para “agradar” o grande público. Eles fazem filmes porque gostam e acabam agradando alguns e outros não, como deve ser tudo na vida.
Excelente e imperdível filme dinamarquês, que mesmo sendo de 2022 já ganhou uma refilmagem só porque o estadunidense não sabe ler e acha mais fácil refazer um filme inteiro em inglês do que apenas ler a legenda. Enfim, a refilmagem eu não verei, estou feliz demais com esse original e recomendo que vejam ele, mesmo que vá ver a refilmagem, veja esse primeiro e tenha a experiência completa, única e BRUTA que o filme pode proporcionar.
Filmaço que vale muito a pena conferir.