O Gabinete do Dr. Caligari

Onde assistir
"O Gabinete do Dr. Caligari": o clássico do terror que ainda assombra após mais de um século

Agora vou começar a puxar seu pé, amado leitor. Com força. Não que este filme não seja incrível, não é sobre isso, pois não coloquei nenhum filme que eu não achasse merecedor de pertencer a esta lista incrível, caro leitor, fã incondicional de terror. Mas é que este aqui não é o típico agrada-todo-mundo. Mas você não é todo mundo, então já começamos bem.

O Gabinete do Dr. Caligari é um clásssssssico do impressionismo alemão. Talvez um dos melhores representantes desse estilo que influenciou e influencia o cinema até hoje, com suas sombras bem familiares e contrastes marcados, além de cenários completamente caóticos, maquiagem e interpretações carregadas (aqui típicas do cinema mudo). Tudo para remeter a um pesadelo.

E vale lembrar que quando o filme, que já tem honrados 103 anos de existência, foi feito, a Alemanha atravessava um turbilhão econômico e político, com o fim da Primeira Guerra Mundial. O cinema tradicionalmente reflete o inconsciente coletivo, então dá pra imaginar o pesadelo que essa gente estava vivendo.

Quando falo de sombras bem familiares, é porque assim que você vê a primeira sombra em O Gabinete do Dr. Caligari você logo vai lembrar de um par de filmes que vieram depois e usam a mesma técnica. O cinema noir e o terror são dois filhotinhos do expressionismo alemão, pra entender a importância desse estilo.

Voltando ao filme em si, ele começa com Frazis contando sua história triste, que começa com um tal Dr. Caligari chegando na cidade com um show muito diferente: ele tem sob seu poder um jovem sonâmbulo, Cesare, que passou a maior parte de seus 23 anos dormindo. E quando ele “acorda”, durante o show, ele tem o poder de prever o futuro. Mas logo Franzis descobre mais sobre os dois personagens, ou ele pensa que os descobre. E no final tudo é colocado em xeque.

Pra um filme mudo, depois de uns minutos assistindo, você até esquece que ele é mudo. Tem tanta coisa pra ver na tela, tantos detalhes do cenário distorcido e estranho, e os personagens com seus enredos maquiavélicos e intrincados, com um roteiro bem amarradinho… e o preto e branco só valoriza as sombras. Gentein, filme de terror do melhor tipo!!

Assista, amado leitor, querido amigo, fã de terror! Põe de lado sua preguiça de ver filmes mudos preto e branco, sacode esse preconceito e agarra essa joia! Filme incrível, pra ver muitas vezes e toda vez descobrir um pequeno detalhe bacanudo que você não tinha notado antes. Na última vez que assisti, junto com meu marido, para escrever esta resenha, fiquei mesmerizada pelas banquetas altas e desconfortáveis na delegacia de polícia. Tudo é desconfortável nesse filme, por isso ele, 103 anos depois, ainda é tão poderoso.

Você também pode gostar...