Dirigido por Natja Brunckhorst, O Grande Golpe do Leste é uma comédia alemã protagonizada por Sandra Hüller, Max Riemelt e Ronald Zehrfeld.
O filme retrata as dificuldades e insurreições de uma família da Alemanha Oriental que, após a queda do Muro de Berlim e das rupturas econômicas e sociais, adota, aos poucos, o capitalismo, sem contanto, deixar de lado sua veia socialista.

É nesse cenário que os personagens encontram uma mina, pertencente ao antigo sistema, abarrotado de dinheiro, prestes a perder o valor e, assim começa uma corrida contra o tempo em busca de formas de trocar as cédulas por marco alemão ocidental, sua nova moeda.
Mas, se você procura uma comédia estilo americano, este pode não ser seu filme. Por se tratar de uma obra alemã ambientada em um período histórico real — no qual muitos especuladores lucraram com a mudança de câmbio repentina —, parte do humor pode se perder por conta da tradução ou por falta de familiaridade com o contexto histórico específico.

Assim, o filme aborda de forma crítica e satírica a decepção com os diferentes sistemas políticos e econômicos, com os amigos que abandonaram suas antigas vidas, com a falência das companhias estatais velhas e não munidas contra a concorrência e, até mesmo, com seus próprios valores.
O Grande Golpe do Leste tem boas sacadas e instiga a saber mais sobre a experiência geopolítica das duas Alemanhas. É um filme que oferece um olhar perspicaz sobre as pessoas e suas visões de mundo diante de rupturas e adaptações.




