O Último Animal

Onde assistir
"O Último Animal": O intrincado jogo do bicho nas ruas do Rio de Janeiro

De tudo que o Brasil tem para demonstrar na grande tela, a sagacidade sempre vai ter um espacinho especial, seja para o lado bom ou para o lado ruim. Afinal, mesmo sem querer nós, às vezes, torcemos pelos astutos, e não há nada mais sagaz neste país do que o esquema do Jogo do Bicho.

Esse é o pano de fundo para uma história que segue uma fórmula consagrada de relato: acontecimentos não lineares, narrador personagem dotado de um jeito todo seu de falar, encontros entre as diferentes realidades e personagens do Rio de Janeiro (leia-se a polícia, a milícia, as comunidades, a zona sul e outros). Nada que Cidade de Deus, Tropa de Elite, Alemão e tantos outros já não tenham feito magistralmente, porém, sempre se pode contar uma nova história.

Didi (Júnior Vieira) tem o sonho de conquistar para si uma vida diferente da de seu irmão. Por isso, ele estuda e atua em um escritório de advocacia como estagiário de contabilidade, enquanto tenta ficar longe do comando que o Calango exerce como dono do morro da comunidade onde moram. Quando ele recebe a chance de trabalhar com o amigo gringo Alex (Duran Fulton Brown) tem a certeza de que seu grande momento chegou, mas descobre que indiretamente está se envolvendo com um grande esquema de facções que regem o Jogo do Bicho.

Para todos os efeitos, este é um grande filme, vale a pena cada segundo, flashback e plot twist! A única ressalva talvez seja o fato de ele não conseguir manter o envolvimento do espectador do início do fim da trama. No começo tudo é muito envolvente, desde o jogo de câmera até a forma como cada núcleo e pedaço do enredo é apresentado, mas depois que todas as peças são colocadas e o jogo começa, a energia cai um pouco. De novo, nada que invalide a narrativa, só pode render mais pausas do que o esperado durante as horas de filme.

De uma forma ou de outra é quase impossível sair da frente da tela sem pensar na resposta para uma pergunta que desde a primeira cena nos acompanha: que bicho você seria nesse jogo?

Você também pode gostar...