Os Filhos dos Outros

Onde assistir
“Os Filhos dos Outros” retrata a mulher balzaquiana sob um olhar contemporâneo

Envelhecer nunca foi algo fácil, principalmente para as mulheres, mas a diretora Rebecca Zlotowski trata o tema com leveza.

UMA BREVE SINOPSE

Os Filhos dos Outros é um filme francês dirigido por Rebecca Zlotowski, que consegue acrescentar romance e comédia em um roteiro cheio de drama. O filme conta a história de Rachel, uma professora judia de 40 anos que nunca teve filhos. Rachel se apaixona por Ali, um homem maduro que mora com sua pequena e encantadora filha de cinco anos, Leila. A convivência com Leila faz Rachel questionar se ela quer ser mãe.

A DIREÇÃO LEVE E DELICADEZA DE ZLOTOWSKI

Logo nas primeiras cenas do filme nós percebemos o gosto apurado de Rebecca Zlotowski. A diretora faz uso de ângulos e enquadramentos diferentes para retratar cenas bastante comuns do dia a dia. E é dessa forma que somos pegos pela trama de Os Filhos dos Outros. Situações banais são retratadas de um jeito bem particular, mostrando a sua capacidade de construir subjetividade.

A MULHER BALZAQUIANA OU A IDADE DA LOBA

Você já deve ter ouvido esses termos por aí. Aqui no Brasil a palavra balzaquiana ganhou força ao retratar mulheres maduras. Da mesma forma o termo idade da loba, que é usado para se referir a mulheres já com seus 40 anos. Recentemente a cantora Shakira, nos seus mais de 40 anos, descobriu uma traição e tornou isso público através de uma música de sua autoria. Na música, a cantora se trata como uma loba.

A forma como as mulheres maduras se enxergam nos dias de hoje é bem diferente de 20, 30 ou 40 anos atrás. Prova disso é a personagem Rachel, que de um jeito todo especial continua mostrando sua vitalidade e apesar dos anos que possui. Rachel é uma mulher bonita que se permite sonhar, se apaixonar e viver. Os Filhos dos Outros é um retrato atual de uma sociedade onde a mulher está cada vez mais independente e consciente do seu valor.

É PRECISO SER MÃE PARA SER UMA MULHER COMPLETA?

Rachel se apega a Leila, filha de 5 anos de Ali, com quem mantém um romance. Durante o filme ela reflete sobre a sua relação com a criança e como isso está afetando sua vida.

“A criança de 5 anos será capaz de me ver como sua mãe?”
“Eu quero ser a mãe dessa criança?”
“Quais os riscos eu corro de me apegar a uma filha que não é minha?”
“É tarde demais para eu engravidar?”
“Eu preciso de um pai para me tornar uma mãe”?

Esses questionamentos resumem muito bem sobre o que é Os Filhos dos Outros. Independentemente de você ser ou não mulher, o filme será capaz de te trazer reflexões importantes. Principalmente se você está próximo dos 40 anos de idade.

Você também pode gostar...