[REC]

Onde assistir
"[Rec]" é a Espanha encantando o mundo com seu “found footage” aterrorizante, avassalador e brutal

O ano era 2007 e a Espanha havia preparado um presente para os fãs de terror, sem muito auê [Rec] chegou calado como quem não quer nada e de repente “boom” só se falava desse filme. Quase todos estavam encantados ou aterrorizados. Lembro que eu não tinha visto nenhum trailer, não tinha lido a sinopse, eu só sabia que era uma produção escrita e dirigida por Jaume Balagueró e Paco Plaza. Isso bastou, eu esperava no mínimo algo incrível e o que recebi foi algo espetacular, fantástico e se tornou meu “found footage” preferido e um dos poucos que eu gosto.

“Nossa, mas ficou todo empolgado por causa desses diretores?” Sim, fiquei e aqui vai rapidinho o motivo disso ter acontecido, já conhecia eles desses filmes:

  • Jaume Balagueró: A Seita (Los sin nombre, 1999), A Sétima Vítima (Darkness, 2002) e Terror em Mercy Falls (Frágiles, 2005);
  • Paco Plaza: Romasanta, a Casa da Besta (Romasanta, 2004) e Um Conto de Natal (Películas para no dormir: Cuento de navidad, 2005)

Todos são ótimos, caso não tenham visto ainda, vejam! Então sim, Jaume e Paco juntos era sinal de coisa boa, coisa muito boa, coisa F&%# Pra C&#%$@%&, não pode falar palavrão aqui né? rs

[Rec]. começa como quem não quer nada, a repórter Ángela (a linda Manuela Velasco) está fazendo uma reportagem no corpo de bombeiros apenas mostrando como é o dia a dia deles, ou melhor, a noite, coisa básica, entrevistas, como se preparam, o que fazem quando não estão em chamadas e ela e os bombeiros torcem para que ocorra uma chamada nada grave apenas para que Ángela possa gravar e conclui a reportagem, pois bem, houve sim uma ocorrência e esse foi o começo do fim para os nossos personagens e o início de uma franquia fantástica com 4 filmes lindos para assistirmos.

O início do filme é bem tranquilo mesmo no prédio, por alguns instantes e nós realmente estamos juntos com os personagens sem nem fazer ideia do que está acontecendo quase até o final, tudo isso graças as ótimas atuações e ao brilhante desenvolvimento do filme, tudo vai acontecendo na hora certa e nada além do necessário é revelado até o clímax final.

Tudo que começou tranquilo vai se tornando mais e mais tenso à medida que o tempo passa, os personagens sobem e descem, entram em apartamentos e você vai junto, a cada susto você se sente mais preso dentro do prédio com eles e fica se questionando “o que é isso? Zumbis? Infectados? Estão loucos? É raiva? O que está acontecendo pelo amor de Deus”, e mais e mais gente começa a morrer e as mortes são brutais, tem também alguns bons sustos espalhados ao longo do filme que vão pegar muita gente.

Começou calmo, ficou tenso e bruto e aí meus amigos chegamos aos momentos finais do filme e olha é aí que o filme se consagra, tudo o que aconteceu até agora foi ótimo, incrível, mas os 10 minutos finais são simplesmente fantásticos, perfeitos e é exatamente quando descobrimos o que realmente está acontecendo, todas as cenas são assustadoras, são 10 minutos de tensão, medo e horror na sua mais pura e linda forma, o filme acaba e se consagra.

Jaume e Paco nos deram um presente incrível e que fica melhor cada vez que você revê. Só me resta dizer obrigado por terem feito [Rec].

Os outros três filmes da franquia lançados em 2009, 2012 e 2014 também são fantásticos, mas a pegada é outra, agora que já sabemos o que realmente aconteceu o universo é ampliado e eu vou parar por aqui para não estragar a surpresa, mas aconselho a verem caso não tenham visto ainda, vale muito a pena mesmo.

Curiosidade: No ano seguinte, 2008 devido ao grande sucesso de [Rec] é óbvio que os EUA que tem algum problema em ler legenda fizeram a sua versão chamada Quarentena (Quarentine) que é claro rola um amorzinho de leve entre a repórter e o bombeiro bonitão galã, maldita mania deles de enfiar amor onde não cabe, o filme é legal quando foca no perrengue que os personagens vão passar e esquece o amorzinho, mas não chega aos pés do original.

Você também pode gostar...