Resenha │ Ama-San

22.06.2016 │ 12:57

Nada de equipamentos de última geração ou qualquer outro aparato que não sejam lenços, óculos, facas e simples roupas de borracha. Esse grupo de mulheres mantém viva uma tradição de mais de 2000 anos.
AMA-SAN 2
Um grupo de mergulho formado somente por mulheres mostra a antiga tradição da Ama-San, pescadoras de mariscos, lesmas e ouriços-do-mar. Elas mantêm uma rotina de pesca que inclui não só o ato de mergulhar como também limpar o pescado, preparar e comer em família. São incluídas oferendas para garantir uma boa pesca e mantê-las a salvo dos perigos do mar.
AMA-SAN 3
O filme, produzido em Portugal e co-produzido na Suíça, destaca a prática da Ama-San mostrando o preparo do grupo em cada detalhe. O uso das roupas, como colocar corretamente o lenço que cobre a cabeça, a escolha do melhor lugar par amergulhar e depois, quando cada mulher separa seus pertences, limpa a pesca e volta para casa. Além da atividade, elas também são mostradas em família, mostrando como ser Ama-San faz parte de quem elas são.
AMA-SAN 1
Foi de longe um dos melhores filmes que assisti no festival e acredito que as melhores cenas sejam as de mergulho, pois não há música ou narração, somente o som da água, do movimento do mar e das nadadeiras da mergulhadora. Cada uma dessa cenas, que ganham uma grande contribuição do cenário de mar aberto, sol e vento, nos envolvem e criam uma atmosfera imperdível dentro da sala de cinema.
Nota:

[wpdevart_youtube]KiRFo0gSzmU[/wpdevart_youtube]
Varilux

Ama-San

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro